Buscar

7) Sabe-se que o HCl é um ácido mais fraco do que o HBr. Explique o motivo do ácido ClCH2COOH ser mais forte do que o ácido BrCH2COOH.

Essa pergunta também está no material:

Lista de Exercício 2_7fc5dac4e542ea4087dbb76cbe67182f
3 pág.

Química Orgânica I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ácido ClCH2COOH é mais forte do que o ácido BrCH2COOH devido à eletronegatividade do cloro (Cl) ser maior do que a do bromo (Br). A eletronegatividade é a capacidade de um átomo atrair elétrons em uma ligação química. Quanto maior a eletronegatividade, maior a capacidade de atrair elétrons. No caso dos ácidos ClCH2COOH e BrCH2COOH, a presença do átomo de cloro no ácido ClCH2COOH faz com que ele seja mais eletronegativo do que o ácido BrCH2COOH. Isso resulta em uma maior polarização da ligação entre o hidrogênio (H) e o átomo de cloro, tornando a ligação mais ácida e facilitando a liberação de íons H+ na solução. Portanto, o ácido ClCH2COOH é mais forte do que o ácido BrCH2COOH devido à maior eletronegatividade do cloro em comparação com o bromo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais