Buscar

(NUCEPE - PC-PI - Perito Criminal - Farmácia - 2018) As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nit...

(NUCEPE - PC-PI - Perito Criminal - Farmácia - 2018) As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nitrogenados heterocíclicos derivados de nucleotídeos. Devido a sua biossíntese não ser derivada de aminoácidos, mas de bases púricas, alguns autores classificam as metilxantinas como pseudoalcaloides, principalmente pela semelhança estrutural e características físico-químicas. As metilxantinas são derivados metilados da xantina. Essas substâncias são constituintes de muitas bebidas e de estimulantes não alcoólicos, preparados de maneira artesanal (caseira) ou industrializados. As metilxantinas mais abundantes no reino vegetal são: cafeína, teofilina e teobromina, mas a cafeína e a teofilina são as de maior interesse farmacêutico. Sobre as metilxantinas, assinale a alternativa incorreta:


A teofilina e a cafeína são usadas clinicamente como broncodilatadores.
Cafeína e teofilina produzem efeitos estimulantes psicomotores. As metilxantinas atuam principalmente por antagonismo em receptores A1 e A2 de adenosina.
As metilxantinas têm as seguintes ações farmacológicas importantes - estimulação do SNC, diurese, estimulação do músculo cardíaco e relaxamento da musculatura lisa.
As metilxantinas também atuam estimulando receptores β-adrenérgicos por meio da inibição da fosfodiesterase, que é responsável pelo metabolismo intracelular de AMPc, levando a seu aumento intracelular.

Essa pergunta também está no material:

FARMACOGNOSIA
8 pág.

Farmacognosia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "A teofilina e a cafeína são usadas clinicamente como broncodilatadores." Isso porque a teofilina é utilizada como broncodilatador, mas a cafeína não é comumente utilizada para esse fim.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais