Sobre a coerência textual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Em geral, os textos não trazem muita informação implícita ou subentendida e, também, não mencionam todas as relações entre as informações expostas. Apesar de todo cuidado que o autor do texto tem, o leitor pode não ter os conhecimentos necessários para entender se o texto é coerente ou não. Todos nós, ao longo de nossa vida, temos experiências e leituras diferentes, o que representa a maneira como lemos e interpretamos os textos que nos são apresentados. A construção do sentido depende das informações, conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos, informações disponíveis de quem ouviu. A) V - F - V - F. B) F - V - V - V. C) V - V - F - V. D) F - F - V - V.
Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos [...]? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. Só o Facebook já tem mais de
Existem alguns conceitos que vão ao encontro um do outro - são próximos, possuem certa semelhança. Eles são: dialogismo, intertextualidade, polifonia, entre outros. A partir dessa relação entre tais conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Intertextualidade é definida como as vozes de familiares que acabam interferindo no texto de um autor. B) Dialogismo pode ser entendido como a relação que um texto estabelece com outros textos. C) Polifonia é a ocorrência das mais variadas entonações possíveis na leitura de um texto. D) Polifonia é o termo utilizado para definir os diálogos interiores que ocorrem em algum livro ou filme.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem. ( ) O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico. ( ) O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos advindos do senso comum - aqueles passados de geração em geração. ( ) Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.
Um dos momentos em que a hipertextualidade do leitor se faz mais presente é durante a leitura de uma sequência de reportagens, pois, acompanhar uma determinada história e todos os demais textos que formam essa rede de sentidos e que a complementam, é uma atividade que requer do leitor um movimento de ir e vir, de remissão e projeção, ao mesmo tempo em que ele está inserido no interior do discurso do repórter, ele deve interconectar o dito, isto é, os enunciados verbais e não verbais, com seus conhecimentos prévios.