Logo Passei Direto
Buscar
Afirmar que as línguas não apresentam conexão direta entre forma e significado se refere a uma ou mais propriedades inerentes à língua natural. Qual é essa propriedade ou quais são essas propriedades?


A A arbitrariedade.
B A criatividade e a produtividade.
C A versatilidade e a flexibilidade.
D O padrão.
User badge image
Tópicos de Língua Brasileira de Sinais

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A propriedade ou propriedades que se referem à afirmação de que as línguas não apresentam conexão direta entre forma e significado é a arbitrariedade. Portanto, a alternativa correta é a letra A) A arbitrariedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No que concerne aos conceitos que envolvem a Morfologia, temos várias questões associadas. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Signos linguísticos são formados por dois elementos fundamentais: a sequência sonora (significante) e um conceito (significado).
No morfema nacion-, há seis sons da língua /n/, /a/, /s/, /i/, /o/, /n/ que não precisam ser combinados exatamente nessa ordem para que formem esse morfema, com o conceito relativo a nação. Caso ocorra a troca de um dos fonemas, por exemplo do /n/ por /r/, o significado não será alterado.
Morfemas lexicais são isentos de significação externa e entram em composição com palavras lexicais ou lexemas, constituindo palavras isoladas, como em 'arte', ou associados a morfemas gramaticais, como em 'artista'.
Morfemas gramaticais possuem significação externa, servindo de base na formação de palavras gramaticais: de, para, o, um, teu... Ainda, agregam-se aos morfemas lexicais para indicar flexões e derivações, como em 'artista', 'caquis' e 'preconcebido'.
A Signos linguísticos são formados por dois elementos fundamentais: a sequência sonora (significante) e um conceito (significado).
B No morfema nacion-, há seis sons da língua /n/, /a/, /s/, /i/, /o/, /n/ que não precisam ser combinados exatamente nessa ordem para que formem esse morfema, com o conceito relativo a nação. Caso ocorra a troca de um dos fonemas, por exemplo do /n/ por /r/, o significado não será alterado.
C Morfemas lexicais são isentos de significação externa e entram em composição com palavras lexicais ou lexemas, constituindo palavras isoladas, como em 'arte', ou associados a morfemas gramaticais, como em 'artista'.
D Morfemas gramaticais possuem significação externa, servindo de base na formação de palavras gramaticais: de, para, o, um, teu... Ainda, agregam-se aos morfemas lexicais para indicar flexões e derivações, como em 'artista', 'caquis' e 'preconcebido'.

As línguas apresentam algumas diferenças, contudo, não interferem nas estruturas que demonstram aspectos comuns na linguagem humana. Assim, as áreas de estudo da linguagem humana se ocupam de certos aspectos. Quais são esses aspectos?


A Fonologia, morfologia, síntese, semântica e pragmática.
B Fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
C Fonologia, morfologia, sócio cultural, semântica e programática.
D Fonologia, morfologia, sintaxe, argumentativa e pragmática.

Sobre os elementos de ligação, assinale a alternativa CORRETA:


A Ao lado do radical, infere o elemento indicador do tema, o que permite a inserção dos elementos derivacionais ou flexionais.
B Consistem nas vogais e consoantes que surgem para auxiliar a pronúncia de uma determinada palavra.
C Destacados por meio da comparação de uma série de palavras, com base idêntica de significação, que estabelece uma equivalência, sincronia.
D Consistem em morfemas flexionais, indicadores de categoria de tempo, modo, número e pessoa para os verbos e de gênero e número para os nomes.

Sobre o estudo do qual a Morfologia se ocupa, assinale a alternativa INCORRETA:


A Flexão das palavras: os substantivos, adjetivos, verbos, artigos, alguns pronomes e numerais alteram suas formas para expressarem noções relacionadas à pessoa, ao gênero ou ao número.
B Estrutura e a formação de palavras: definição das palavras em substantivo, adjetivo, desinências e outros, juntamente a processos de formação de palavras da língua portuguesa, derivação, composição, empréstimo e outros.
C Classificação das palavras: substantivo, adjetivo, verbo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, artigo, numeral ou interjeição.
D Estrutura e a formação de palavras: informações sobre os tipos de morfemas: radical, sufixo, prefixo, desinências e outros, juntamente a processos de formação de palavras da língua portuguesa, derivação, composição, empréstimo e outros.

Sobre o que os substantivos podem ser quanto à formação, assinale a alternativa INCORRETA:


A Primatas.
B Derivados.
C Simples.
D Compostos.

Sobre a classificação semântica dos sufixos segundo as suas funções, assinale a alternativa INCORRETA:


A Formação de adjetivos a partir de verbos, constituídos por "-nte", "-ivo", "-vel". O sufixo "-nte" constrói substantivos e adjetivos com o significado de agente ou instrumento de ação expressa pelo verbo primitivo, como em "duramente", "facilmente". O sufixo "-ivo" apresenta um significado relacionado à ação que o verbo expressa, como em "evolutivo", "aquisitivo". E o sufixo "-vel" origina adjetivos com o significado semelhante a ‘passível de’, por exemplo, "aplicável" e "visível".
B Aumentativos são usados no sentido pejorativo e a

Mais conteúdos dessa disciplina