Buscar

De acordo com a Lei 13.869/2019, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, julgue o item a seguir: Entre as penas restritivas de direito...

De acordo com a Lei 13.869/2019, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, julgue o item a seguir:


Entre as penas restritivas de direitos, há previsão da suspensão do exercício do cargo ou da função, pelo prazo de 1 (um) a 6 (seis) meses, com a perda dos vencimentos e das vantagens, regra que não se estende aos mandatos eletivos.
Constitui crime de abuso de autoridade a conduta praticada pelo agente público com a finalidade específica de beneficiar a si mesmo ou a terceiro.
A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
Entre os efeitos da condenação, estão a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos; e a perda do cargo, do mandato ou da função pública; os quais são condicionados à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e não são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença.

Essa pergunta também está no material:

Do_Caderno de Revisão - questões
39 pág.

Direito Administrativo I Centro Universitário Euro AmericanaCentro Universitário Euro Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Lei 13.869/2019, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, o item está correto. Entre as penas restritivas de direitos, há previsão da suspensão do exercício do cargo ou da função, pelo prazo de 1 (um) a 6 (seis) meses, com a perda dos vencimentos e das vantagens, regra que não se estende aos mandatos eletivos. Constitui crime de abuso de autoridade a conduta praticada pelo agente público com a finalidade específica de beneficiar a si mesmo ou a terceiro. A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade. Entre os efeitos da condenação, estão a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos; e a perda do cargo, do mandato ou da função pública; os quais são condicionados à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e não são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais