Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
O processo de alfabetização é complexo e multifacetado, por isso, quando uma criança se encontra alfabetizada, ela não faz uso apenas de letras, sons e escritas, mas de muitos aspectos que compõem um conjunto de habilidades em linguagem. E uma das principais habilidades é a capacidade de ser sujeito de sua própria educação, de ser capaz de conscientizar-se da importância de sua autonomia para sua formação:


a) Cidadã.
b) Profissional.
c) Artística.
d) Social.
e) Emocional.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A habilidade de ser sujeito de sua própria educação e conscientizar-se da importância de sua autonomia para sua formação está relacionada à dimensão cidadã. Portanto, a alternativa correta é a letra a) Cidadã.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conhecida também como ensino infantil, a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. É a única que está vinculada a uma idade própria: atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. O principal objetivo é:


De acordo com GERALDO (2006), as condições básicas para a otimização da aprendizagem escolar são:
1. Ambiente propício quanto: às condições físicas da escola e da sala de aula, ao número de alunos na sala de aula e condições sociais favoráveis: receptividade, empatia, regras básicas de relacionamento e comportamento bem definidas e esclarecidas, disciplina, liberdade, responsabilidade, confiança.
2. Motivação: necessidade, objetividade, sentido, significado, desafio, concentricidade dos conteúdos
III. Concentração: prontidão, interesse, atenção, disposição.
3. Conteúdo adequado ao desenvolvimento cognitivo real e ao mesmo tempo desafiador e estimulador do desenvolvimento cognitivo potencial dos alunos. Estão corretas:


A educação infantil caracterizou-se, historicamente, pelo assistencialismo reduzido e a um espaço essencialmente de cuidados com a criança. Com o passar dos tempos, e algumas mudanças ocorridas nas tendências educacionais, passou a ser considerada e entendida como um:


Com referência aos Estudos da disciplina “´Pesquisa e Prática Pedagógica”, podemos afirmar: EXCETO:


Esta disciplina possibilita ao profissional da educação uma vivência real no meio escolar em contato com os alunos, professores e funcionários de modo a criar no estudante e profissional da educação hábitos de trabalho, de colaboração e de convivência própria ao meio.

A Constituição Brasileira de 1988, fere-se a educação pois é um direito de todos, dever do Estado e da família. Ela visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao seu preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. O ensino deve ser ministrado levando em conta:


I – a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
II- a liberdade de aprender, o pluralismo de ideias
III – se tiver vaga em escolas públicas a gratuidade do ensino público
IV – a valorização dos profissionais do ensino, a gestão democrática e o padrão de qualidade.

Objetivo geral da prática pedagógica é de contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita. Dentre os objetivos gerais encontramos os específicos são eles: Escreva V ou F:

( ) Adquirir competência na leitura e escrita;
( ) Escrever ortograficamente correto;
( ) Saber interpretar vários tipos de texto;
( ) Reconhecer a matemática como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;

A Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelece os princípios e os fins da educação brasileira. De acordo com o texto da Lei, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:


I – Na vida familiar, na convivência humana, no trabalho
II – Nas instituições de ensino e pesquisa
III – Nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil vinculando-os ao mundo do trabalho e à prática social
IV – Além disso, visa ao desenvolvimento de valores políticos e religiosos dos alunos, formando os cidadãos e preparando-os para o mercado de trabalho.

No Brasil, desde nos anos 90, a Lei nº 9.394/96 – LDB – orienta e incentiva as instituições de Ensino Fundamental a exercerem um novo papel, iversas disciplinas, visando construir algum tipo de interligação, sem, entretanto, constituir objetivos comuns entre elas, ou seja, uma cooperando com a outra.

( ) está diretamente ligada à mudança de atitude de caráter cognitivo diante do conhecimento; remete à atitude de se estar aberto para novos saberes, novos conceitos, novos olhares, asce a partir da necessidade de construção de novas disciplinas, em que uma depende da outra para resolução de problemas.
( ) é resultado do próprio conceito de disciplina, refere-se à divisão por disciplinas, a forma como é organizado o conhecimento no currículo escolar

O conceito: “O reconhecimento da diversidade, como parte inseparável da identidade nacional. Conhecer a riqueza representada por esta diversidade que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer forma de discriminação. Ou seja, tratará da diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos e repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo.” Refere-se a qual tema transversal:


a) Ética.
b) Diversidade cultural.
c) Meio ambiente.
d) Saúde.
e) Orientação sexual.

As possibilidades e limites de métodos de alfabetização estão ligados aos métodos de ensino que, ao serem produzidos paralelamente, dão ao ensino um ordenamento mais amplo e interferem em todos os conteúdos da instrução e formação.
As relações entre as formas de organização do ensino, os paradigmas sobre o papel da escola e sobre o aprendizado vão repercutir historicamente em métodos de alfabetização:


a) Para reforçar alguns deles, seja para negá-los.
b) Para criar novos métodos de alfabetização.
c) Para padronizar os métodos de alfabetização.
d) Para eliminar os métodos de alfabetização.
e) Para tornar os métodos de alfabetização obsoletos.

Montessori defendeu o método fônico, propôs jogos que se relacionavam com a fonetização e aplicou seu método em portadores de outras deficiências. Os paradigmas psicológicos sempre exerceram grandes influências na educação e na pesquisa (SOARES: 1985) e o construtivismo piagetiano, que seria aplicável a vários conteúdos e níveis de ensino também fez sua grande revolução no campo da:


a) Alfabetização.
b) Matemática.
c) Ciências.
d) História.
e) Geografia.

Na década de 1990, outra perspectiva se consolidou no Brasil. Qual perspectiva foi essa?


a) O ensino tradicional.
b) O ensino religioso.
c) O ensino técnico.
d) O ensino a distância.
e) O tratamento do ensino da leitura e da escrita como práticas de letramento.

Segundo Cavazotti (2004), até certo período escolar do ensino tradicional os métodos de ensino e o material utilizado (a cartilha) deram conta das condições históricas próprias do aprendizado naquele período. Hoje, com a globalização, as tecnologias e a rapidez das informações, o mundo exige das pessoas e da escola novos métodos, recursos e patamares de leitura e escrita, por isso que surge o termo letramento. A apropriação das competências de leitura e escrita pelo sujeito para agir no mundo, concorre para o conceito de:


a) Leitura.
b) Escrita.
c) Alfabetização.
d) Comunicação.
e) Linguagem.

As afirmativas abaixo tratam sobre letramento corretamente. EXCETO:

Alfabetização e letramento, dizendo que o primeiro se refere a um processo individual de aquisição de leitura e escrita (está alfabetizado), enquanto o segundo refere-se ao âmbito social da aquisição da escrita.
a) Alfabetização e letramento, dizendo que o primeiro se refere a um processo individual de aquisição de leitura e escrita (está alfabetizado), enquanto o segundo refere-se ao âmbito social da aquisição da escrita.

O artigo 10, inciso VI da LDB dispõe sobre as atribuições dos Estados em assegurar, com prioridade, o ensino fundamental. Assim, as disposições constitucionais do artigo 211, §§ 2º, 3º e 4º, harmonizam-se no sentido de que, se por um lado:

Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na Educação Infantil, os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
a) Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na Educação Infantil, os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

O artigo 22 da LDB que trata da educação básica expressa apenas duas finalidades:

A alternativa A e B estão corretas.
a) A alternativa A e B estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina