Logo Passei Direto
Buscar
(FCC/2010) Sobre o racismo, um problema histórico e grave da sociedade brasileira, veja as considerações:
I. Uma postura antirracista efetiva passa pela redefinição (para os que introjetaram essas imagens de fragilização, de escravizados, recorrente em toda sociedade) valorizando uma identidade negra, através de um discurso de auto-dignidade e autoconfiança.
II. A recuperação da memória de uma África repensada na ancestralidade e discutida e conhecida para romper preconceitos, trazida e mantida na memória, é uma das formas de fortalecimento da identidade negra e promoção de uma educação antirracista.
III. O antirracismo deve partir das elites para que se efetive, independentemente da autoimagem dos que sofrem o racismo.
Está correto o que se afirma em:


I e II
II
I, II e III
II e III
I e III
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das considerações: I. Uma postura antirracista efetiva passa pela redefinição (para os que introjetaram essas imagens de fragilização, de escravizados, recorrente em toda sociedade) valorizando uma identidade negra, através de um discurso de auto-dignidade e autoconfiança. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois enfatiza a importância de valorizar a identidade negra e promover a auto-dignidade. II. A recuperação da memória de uma África repensada na ancestralidade e discutida e conhecida para romper preconceitos, trazida e mantida na memória, é uma das formas de fortalecimento da identidade negra e promoção de uma educação antirracista. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois a valorização da ancestralidade é fundamental para a construção de uma identidade forte e para a educação antirracista. III. O antirracismo deve partir das elites para que se efetive, independentemente da autoimagem dos que sofrem o racismo. Falso, essa afirmação é problemática, pois o antirracismo deve ser um esforço coletivo que envolve todos os segmentos da sociedade, e não apenas as elites. A autoimagem e a voz das pessoas que sofrem racismo são fundamentais para a luta antirracista. Com base nessa análise, as afirmações corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns organismos não estatais, como o CIMI, atuaram na garantia dos direitos das comunidades indígenas ao longo da década de 1970, como forma de garantir o uso das terras indígenas na produção agropecuária. A atuação dos organismos não estatais foi responsável pela consolidação da pauta indigenista de integração ao projeto nacional de desenvolvimento, garantindo o direito inalienável à terra.


Não sou descendente de escravos, mas de homens e mulheres que foram escravizados. Essa afirmação recente busca reestabelecer a visão mais:


econômica da escravidão.
política da escravidão.
social da escravidão.
cultural de escravidão.
humanizada da escravidão.

Mais conteúdos dessa disciplina