Buscar

“O advento da modernidade, enquanto fenômeno cultural, é expressão de um tempo que permanece até a atualidade no que tange as suas instituições. É ...

“O advento da modernidade, enquanto fenômeno cultural, é expressão de um tempo que permanece até a atualidade no que tange as suas instituições. É mudança paradigmática. A organização do saber, os mecanismos de controle social, a discussão acerca da verdade, o Direito, as Ciências, são todos oriundos das conquistas da modernidade.” 

Fonte: ROUANET, S. P. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. p. 54. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a pena na Idade Moderna, analise as afirmativas a seguir:

I. A pena é utilizada como meio de segregação, pois criam a pena de prisão com trabalhos forçados, que, nada mais são do que uma forma de conseguir mão de obra gratuita e fácil de ser controlada. 

II. Na idade moderna, como resultado das constantes guerras religiosas, a pobreza cresceu exponencialmente, de modo que, com isso, cresceu a criminalidade. 

III. Nesse período começou a se prospectar a necessidade de uma pena que tivesse um caráter ressocializador, nas necessidades dos condenados e no seu bem estar. 

IV. No modernismo, começou-se a pensar em proteger as liberdades individuais dos cidadãos em relação ao Estado, entretanto se considerava que as torturas eram necessárias para garantir a diminuição da criminalidade. 

Está correto apenas o que se afirma em: