Buscar

A respeito do controle de constitucionalidade preventivo no direito brasileiro, é correto afirmar que: É exercido pelo Legislativo ao sustar os at...

A respeito do controle de constitucionalidade preventivo no direito brasileiro, é correto afirmar que:

É exercido pelo Legislativo ao sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
É praticado, por exemplo, quando o Senado suspende a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.
Não cabe ao Poder Judiciário exercer esse tipo de controle, Poder este que tem competência apenas para exercer o controle repressivo.
As comissões parlamentares têm competência para exercer esse tipo de controle ao examinar os projetos de lei a elas submetidos.
O veto presidencial, que é uma forma de controle preventivo de constitucionalidade, é sujeito à apreciação e anulação pelo Poder Judiciário.
a) I e II estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III e V estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AV2
6 pág.

Direito Constitucional I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) III e V estão corretas. O controle de constitucionalidade preventivo no direito brasileiro não é exercido pelo Legislativo ao sustar os atos normativos do Poder Executivo, mas sim pelo Poder Judiciário. Além disso, o veto presidencial não é sujeito à apreciação e anulação pelo Poder Judiciário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais