Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o Storytelling, julgue as alternativas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso):

O Storytelling possui um fator de importância para nossa formação psicológica: as histórias geram a identidade cultural, as histórias dão significado ao contexto, em uma relação de causa e efeito.
O Storytelling segue a estrutura narrativa clássica, sendo sua comunicação feita por personagens ficcionais que representam uma realidade que se sobrepõe ao contexto real do leitor.
Uma boa estratégia de Storytelling, para ser aplicada em sala de aula, independe do entendimento de como construir e estruturar uma boa narrativa, bem como definir em quais meios implementá-la. Depende apenas do fato em si.
Todas as histórias escritas para fins educacionais devem ter elementos que façam com que sejam possíveis de acontecer, num contexto real, mesmo que não tenham acontecido de fato.
O Storytelling precisa garantir ao leitor o olhar imparcial sobre a história, sem colocar esse leitor no centro da narrativa, só assim é possível garantir a solução do problema apresentado na narrativa.
a. V – F – F – F – V
b. F – F – F – V – V
c. V – F – F – V – F
d. V – F – V – F – V
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre Storytelling: 1. O Storytelling possui um fator de importância para nossa formação psicológica: as histórias geram a identidade cultural, as histórias dão significado ao contexto, em uma relação de causa e efeito. É verdadeira (V). As histórias realmente desempenham um papel importante na formação da identidade cultural e ajudam a dar significado ao contexto. 2. O Storytelling segue a estrutura narrativa clássica, sendo sua comunicação feita por personagens ficcionais que representam uma realidade que se sobrepõe ao contexto real do leitor. É falsa (F). Embora o Storytelling possa usar personagens ficcionais, ele não se limita a isso e muitas vezes busca refletir a realidade do leitor, em vez de se sobrepor a ela. 3. Uma boa estratégia de Storytelling, para ser aplicada em sala de aula, independe do entendimento de como construir e estruturar uma boa narrativa, bem como definir em quais meios implementá-la. Depende apenas do fato em si. É falsa (F). Uma boa estratégia de Storytelling requer um entendimento claro de como construir e estruturar a narrativa, além de considerar os meios de implementação. 4. Todas as histórias escritas para fins educacionais devem ter elementos que façam com que sejam possíveis de acontecer, num contexto real, mesmo que não tenham acontecido de fato. É verdadeira (V). Para serem eficazes, as histórias educacionais geralmente devem ser plausíveis e ressoar com a realidade dos alunos. 5. O Storytelling precisa garantir ao leitor o olhar imparcial sobre a história, sem colocar esse leitor no centro da narrativa, só assim é possível garantir a solução do problema apresentado na narrativa. É falsa (F). O Storytelling muitas vezes envolve o leitor de maneira emocional e pode colocá-lo no centro da narrativa para criar uma conexão mais forte. Agora, juntando as classificações, temos: V - F - F - V - F. Portanto, a alternativa correta é: c. V – F – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) V - F - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a produção, devemos levar em consideração o que leva os estudantes a se envolverem e se motivarem a construir novos conhecimentos. Sendo assim, julgue as alternativas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Selecionar o que é relevante, em novos conteúdos, representa um processo cognitivo, segundo o qual, o estudante seleciona elementos relevantes em textos, gráficos e locuções, visando um posterior processamento pela memória de trabalho.
( ) Segundo o pressuposto aditivo, tendemos a processar e reter melhor as informações quando elas estão disponíveis em um único canal, e não quando temos a mesma informação disponível em dois ou mais canais.
( ) Organizar novos conteúdos representa o processo cognitivo, em que o estudante constrói um modelo mental coerente com o conteúdo retido: informações sonoras em um modelo verbal e informações imagéticas em um modelo visual.
( ) Qualquer conteúdo desenvolvido para uma solução educacional deve estar amarrado à estrutura curricular, sendo essa a única preocupação na escolha da abordagem do tema e de sua forma de apresentação.
( ) O estudante coordena múltiplos modos de representação verbal e visual que ele construiu tendo por base seus conhecimentos anteriores, integrando aos novos conteúdos.
a. V – F – F – F – V
b. F – F – F – V – V
c. V – F – F – V – F
d. V – F – V – F – V

É correto o que se afirma em:

I - VERDADEIRO - O SCORM é o padrão mais usado para envelopar conteúdos e inseri-los em um LMS, entretanto o padrão TinCan tende a ser o futuro dos padrões de comunicação para educação on-line, sendo implementado numa nova estrutura para armazenamento, o LRS.
II - FALSO - As ferramentas de autoria mais usadas pelos professores são genéricas, e são ferramentas simples, fáceis de usar, mas com recursos limitados. Atendem a todo público. Possibilitam a produção de cursos com maior agilidade. Dispensam a contratação de um profissional específico de design ou de programação para operacionalizá-las. Por exemplo, o AdaptiveU.
III - FALSO - A produção dos materiais realizada pelo professor segue o modelo artesanal descentralizado, em que o professor desenvolve os próprios materiais didáticos, utilizando ferramentas de autoria e recursos próprios e disponibiliza diretamente aos alunos.
IV - FALSO - Na produção do vídeo é preciso estar atento à qualidade do áudio, em especial à presença de ruídos externos, à iluminação, evitando sombras principalmente no rosto, e ao cenário, tomando cuidado para que não haja distrações para o estudante.
V - VERDADEIRO - A criação do circuito transmídia pode vir combinada à criação de uma trilha de aprendizagem aproveitando os diferentes formatos e mídias para fazer as entregas de conteúdos que são melhor apresentados em cada uma das mídias.
a. I, II e V
b. II, IV e V
c. I, III e IV
d. I, IV e V

A transição começou com o surgimento da cultura de massas, posteriormente, impulsionada pela cultura das mídias. Mídias tradicionais e mídias digitais coexistem até que seja concretizado um caminho de ressignificações socioculturais. A transição é um processo lento e gradativo. Considerando as mídias tradicionais e as mídias digitais, analise as sentenças a seguir:

I. A invasão das mídias digitais não significou o fim da mídia tradicional ou analógica, demarcando o fim das mídias de massa e a expansão das mídias dialógicas
II. Mídia tradicional é aquela em que o processo de comunicação é unidirecional, enquanto a mídia digital estabelece o processo de comunicação de modo bidirecional.
III. O desenvolvimento das tecnologias contribuiu para o rompimento das barreiras de espaço e de tempo, informação e conhecimento disponível em todo lugar a qualquer momento por meio da expansão das mídias tradicionais.
IV. A mídia tradicional, na educação, é representada inicialmente pelo papel:

Mais conteúdos dessa disciplina