Buscar

Descreva o ciclo (econômico e contábil) de uma empresa seguradora. O ciclo de uma empresa seguradora compreende inicialmente o segurado fazendo co...

Descreva o ciclo (econômico e contábil) de uma empresa seguradora.

O ciclo de uma empresa seguradora compreende inicialmente o segurado fazendo contato na seguradora com os dados para cadastro, e o oferecimento da proposta do seguro pelos corretores.
Após, há a análise de dados da proposta recebida e a aceitação do risco (com revisão dos cálculos atuariais).
Quando da emissão da apólice, as receitas de prêmios são reconhecidas no momento da venda e contabilizadas pelo seu valor total (em Caixa, quando a vista ou em Prêmio a receber, quando a prazo), e as comissões pagas antecipadamente as corretoras são lançadas como Custos de Aquisição Diferidos – ambas contas relacionadas a emissão da apólice são do Ativo.
A seguradora é obrigada a investir o dinheiro que ela recebe a título de prêmio (como uma constituição de reservas) em Aplicações no mercado financeiro (Ativo não circulante).
O processo de pagamento de benefício em uma empresa de seguro se inicia com o recebimento, pela companhia, de um aviso de sinistro.
Neste momento do ciclo de uma apólice de seguro, o montante da obrigação (valor do benefício) para com o segurado é determinável, com base nos termos da apólice de seguros, com razoável segurança.
Para compatibilizar receitas e despesas, é preciso fazer estimativas da obrigação (provisão de benefícios) e dos encargos correlatos.
A contabilização da provisão é contabilizada no Passivo circulante e efetuada por boletos enviados para a contabilidade.
A provisão de sinistro refere-se somente à parte que cabe à companhia seguradora.

Essa pergunta também está no material:

pti calculo atuarial
2 pág.

Análise Atuarial SENAC EADSENAC EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ciclo econômico e contábil de uma empresa seguradora envolve várias etapas. Inicialmente, o segurado entra em contato com a seguradora e fornece os dados necessários para o cadastro, enquanto os corretores oferecem a proposta do seguro. Em seguida, a seguradora analisa os dados da proposta recebida e realiza a aceitação do risco, levando em consideração os cálculos atuariais. Após a aceitação, é emitida a apólice, momento em que as receitas de prêmios são reconhecidas e contabilizadas como valor total, seja em caixa (à vista) ou como prêmio a receber (a prazo). As comissões pagas antecipadamente às corretoras são registradas como Custos de Aquisição Diferidos, ambas contas relacionadas à emissão da apólice são classificadas como ativo. A seguradora é obrigada a investir o dinheiro recebido como prêmio em aplicações no mercado financeiro, constituindo reservas (ativo não circulante). No processo de pagamento de benefícios, a empresa de seguro recebe um aviso de sinistro. Nesse momento, o valor da obrigação para com o segurado é determinado com base nos termos da apólice de seguros. Para equilibrar as receitas e despesas, é necessário fazer estimativas da obrigação (provisão de benefícios) e dos encargos correlatos. A contabilização da provisão é registrada no passivo circulante e é efetuada por meio de boletos enviados para a contabilidade. Vale ressaltar que a provisão de sinistro refere-se apenas à parte que cabe à companhia seguradora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais