Buscar

QUESTÃO 11: Paciente do sexo feminino, 25 anos procurou a Clínica Odontológica da UniEVANGÉLICA para tratamento. Foi relatado que se apresentava co...

QUESTÃO 11: Paciente do sexo feminino, 25 anos procurou a Clínica Odontológica da UniEVANGÉLICA para tratamento. Foi relatado que se apresentava com dor ao frio, que “sumia” com a remoção deste estímulo. Após exame clínico e uso do fio dental, notou-se que este se rompeu na face proximal entre os dentes 45 e 46. Radiograficamente, observou-se áreas radiolúcidas na região proximal descrita, estendendo-se além da junção amelodentinária, conforme mostra a imagem abaixo. Durante a remoção do tecido cariado no dente 46, este apresentava-se com bastante dentina amolecida, proximidade pulpar, porém, não houve exposição durante sua remoção. O que está indicado para esta situação clínica?


a. Remoção total da cárie e capeamento pulpar direto com pasta de hidróxido de cálcio + base com cimento de óxido de zinco e eugenol + sistema adesivo + restauração com resina composta.
b. Remoção total da cárie e capeamento pulpar direto com cimento de ionômero de vidro forrador quimicamente ativado + restauração provisória com cimento de ionômero de vidro restaurador quimicamente ativado.
c. Remoção parcial da cárie e proteção indireta do CDP com cimento de ionômero de vidro forrador fotopolimerizável + base com cimento de óxido de zinco e eugenol + sistema adesivo + restauração com resina composta.
d. Remoção parcial da cárie e tratamento expectante com pasta de hidróxido de cálcio + selamento provisório com cimento de ionômero de vidro ou OZE.
e. Remoção total da cárie e selamento provisório com cimento de ionômero de vidro restaurador modificado por resina.

Essa pergunta também está no material:

1 V A Clinica Integrada V 2023_2 (Tipo B) (Com Gabarito) [ALUNO_1910098]
14 pág.

Avaliação Integrada Centro Universitário de AnápolisCentro Universitário de Anápolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição apresentada, a opção indicada para essa situação clínica é a alternativa "b. Remoção total da cárie e capeamento pulpar direto com cimento de ionômero de vidro forrador quimicamente ativado + restauração provisória com cimento de ionômero de vidro restaurador quimicamente ativado." Isso porque a paciente apresenta dor ao frio, o fio dental rompeu-se entre os dentes 45 e 46 e há áreas radiolúcidas na região proximal. Além disso, durante a remoção do tecido cariado no dente 46, foi observada dentina amolecida e proximidade pulpar, mas sem exposição durante a remoção. Portanto, a remoção total da cárie e o capeamento pulpar direto com cimento de ionômero de vidro são as condutas mais adequadas nesse caso.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais