Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 10: Paciente de 25 anos apresentou-se na clínica de ensino. Durante a realização dos exames periodontais, observou-se presença de profundidade de sondagem de 1 a 3 mm em todos os sítios, exceto na região interproximal do 24D/25M que foi de 4mm. Foi constatado sangramento à sondagem em 8% dos sítios e de forma mais intensa na região interproximal dos dentes 24D e 25M. E justamente esta era a queixa principal da paciente, que informou que leve dor e sangramento gengival nesta região ocorrem desde o mês passado quando foram feitas as restaurações (24OD-25OM) nestes dentes. Qual o possível motivo desta dor e sangramento gengival e a conduta a ser tomada?


a. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 1,5 a 2,0mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.
b. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 1,5 a 3,0mm no interior do sulco gengival, proporcionando a formação de bolsa periodontal e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.
c. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 0,5 a 1,0mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.
d. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 0,5 a 1,0mm no interior da bolsa periodontal, proporcionando perda de inserção e consequente mobilidade dentária. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.
e. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 2,0 a 3,0mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através de tracionamento ortodôntico de 3mm das coroas clínicas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

1373 (1)
16 pág.

UNIEVANGÉLICA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a situação clínica apresentada. A paciente apresenta profundidade de sondagem de 4 mm na região interproximal dos dentes 24D e 25M, além de sangramento gengival e dor nessa área, que começou após as restaurações. Isso sugere que a margem cervical das restaurações pode estar interferindo na saúde periodontal. a) A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 1,5 a 2,0 mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas. - A distância ideal mencionada está incorreta, pois a margem deve estar mais próxima do sulco. b) A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 1,5 a 3,0 mm no interior do sulco gengival, proporcionando a formação de bolsa periodontal e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas. - A distância ideal também está incorreta. c) A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 0,5 a 1,0 mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas. - Esta opção apresenta uma distância mais adequada, mas a conduta não menciona a formação de bolsa periodontal. d) A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 0,5 a 1,0 mm no interior da bolsa periodontal, proporcionando perda de inserção e consequente mobilidade dentária. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas. - A menção à bolsa periodontal é relevante, mas a mobilidade dentária não é mencionada na descrição do caso. e) A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 2,0 a 3,0 mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através de tracionamento ortodôntico de 3mm das coroas clínicas. - A distância ideal está incorreta e a conduta proposta não é a mais adequada. Após analisar todas as alternativas, a opção que melhor se encaixa na situação apresentada, considerando a profundidade de sondagem e a dor/sangramento gengival, é a c), pois menciona uma distância mais adequada e a perda de inserção, que é um problema relevante. Portanto, a resposta correta é: c. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal que seria de 0,5 a 1,0mm no interior do sulco gengival, proporcionando perda de inserção e consequente perda óssea. Conduta: Restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta para a questão é a alternativa A. A margem cervical da restauração avançou além da distância considerada ideal no interior do sulco gengival, o que proporcionou perda de inserção e consequente perda óssea. A conduta a ser tomada é o restabelecimento do espaço biológico, através da cirurgia para aumento das coroas clínicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

1373 (1)
16 pág.

UNIEVANGÉLICA

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 01: Uma paciente do gênero masculino, com 50 anos de idade, realizou exame radiográfico periapical completo para tratamento periodontal. Foram observadas pequenas lesões radiolúcidas de limites definidos no periápice dos dentes incisivos inferiores. O teste de sensibilidade pulpar foi negativo para os dentes incisivos. Há alterações de cor e histórico de trauma. Com esta descrição clínica e radiográfica a hipótese mais provável é de:


a. Granulomas periapicais
b. Displasia cementária periapical
c. Abcesso dentoalveolar crônico
d. Cistos radiculares apicais
e. Osteíte condensante

QUESTÃO 02: Paciente procurou atendimento com queixa de dor na região do canino superior esquerdo. Havia uma elevação no rebordo, associado à vermelhidão e dor a palpação. A prótese fixa do dente 23 estava soltando. Na radiografia periapical havia suspeita de fratura radicular e presença de rarefação óssea no periodonto lateral. Qual a técnica radiográfica mais indicada para a confirmação da fratura radicular.


a. Miller Winter
b. Tomografia computadorizada
c. LeMaster
d. Panorâmica da face
e. Interproximal

Diante do quadro clínico e radiográfico, o diagnóstico correto é de:


a. Cisto odontogênico por desenvolvimento expontâneo
b. Abscesso dento alveolar crônico por dens in dente
c. Granuloma periapical por trauma
d. Displasia periapical por desenvolvimento espontâneo
e. Abscesso dento alveolar secundário (Fênix)

Qual a conduta clínica adequada para esta alteração periapical ?


a. Avaliar radiograficamente pelo resto da vida
b. Endodontia dos dentes associados
c. Remoção cirúrgica com curetagem de toda a lesão
d. Prevenir infecções próximas a região.
e. Extração dos dentes envolvidos

Paciente apresenta dor, estalido e deslocamento da mandíbula, na abertura de boca. Após realização da panorâmica da face observou-se aspecto normal das cabeças da mandíbula, sem alterações ósseas. Neste caso, o exame complementar indicado para melhor avaliação da Articulação Temporomandibular (ATM) é:


a. Ressonância Magnética
b. Radiografia da ATM em Norma Lateral
c. Tomografia Computadorizada
d. Medicina Nuclear
e. P. A. de mandíbula profissional da saúde a diagnosticar uma doença sistêmica.

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta:

a- O estresse aumenta os níveis de cortisol endógeno circulante através da estimulação das glândulas adrenais, que pode refletir em efeitos adversos ao periodonto através da diminuição da resposta imune à bactéria periodontal.
b- A exposição cumulativa aos contraceptivos orais exerce grande influência sobre a inflamação gengival, mesmo em baixos índices de placa.
c- A doença Periodontal em pacientes diabéticos obedece a um padrão constante, sendo recomendado o uso de amoxicilina em associação com o metronidazol concomitante ao tratamento periodontal.
d- Pacientes que possuem doenças sistêmicas, como Diabetes Melitus, ou doenças cardiovasculares geralmente são tratados com vários tipos de medicação que, por sua vez, não interagem com as substâncias receitadas e condutas durante o tratamento periodontal.
e- As manifestações básicas do diabetes: hiperglicemia, cetoacidose, e doenças das paredes vasculares, contribuem para a incapacidade dos pacientes com diabetes não-controlado de combater uma infecção e prejudicam o processo de cicatrização
a
b
c
d
e

Diante do quadro clínico apresentado, quais os fenômenos que estão ocorrendo?


a. Migração dentária patológica e migração apical do epitélio
b. Invasão do espaço biológico e migração coronal do epitélio
c. Violação do espaço biológico e abfração nos incisivos superiores
d. Invasão do espaço biológico devido à movimentação ortodôntica
e. Violação do espaço biológico e migração apical do epitélio

QUESTÃO 11: Paciente, 25 anos, sexo feminino, compareceu à clínica odontológica com queixa de: “quebrou uma restauração”. No exame clínico, para o preenchimento do odontograma, observou-se que o dente 15 apresentava restauração com resina composta insatisfatória nas faces oclusal e distal com fratura na distal. Foi indicada a substituição da restauração. Para remoção do material restaurador e do tecido cariado de um dente com vitalidade, alguns cuidados devem ser tomados pois os túbulos dentinários serão expostos, criando assim uma via de comunicação direta entre


a. De acordo com os dados clínicos fornecidos, o quadro está preenchido corretamente.
b. De acordo com os dados clínicos fornecidos, o quadro está preenchido incorretamente, e o diagnóstico é de saúde periodontal, com periodonto reduzido sem periodontite.
c. De acordo com os dados clínicos fornecidos, o quadro está preenchido corretamente, e o diagnóstico é de gengivite localizada, associada ao biofilme, com periodonto reduzido.
d. De acordo com os dados clínicos fornecidos, o quadro está preenchido corretamente, e o diagnóstico é de saúde periodontal, com periodonto reduzido sem periodontite.
e. De acordo com os dados clínicos fornecidos, o quadro está preenchido incorretamente, e o diagnóstico é de saúde periodontal, com periodonto reduzido de uma periodontite estável.

Sendo assim, julgue as afirmativas abaixo:
I. A utilização de brocas, durante o preparo cavitário, sem a correta atividade de corte e excessiva pressão aplicada sobre as estruturas dentárias, pode causar aquecimento e gerar sérios danos para o tecido pulpar.
II. O contato direto da broca com as superfícies do dente gera uma alta intensidade de calor, a qual é neutralizada pelo jato de água/ar da caneta de alta rotação que atinge a porção ativa da broca e dos tecidos dentários remanescentes.
III. Durante a remoção da restauração de resina composta é aconselhável remover a água da caneta de alta rotação, pois a visualização é melhor e evita a perda desnecessária de tecido dentário sadio.
IV. A remoção da dentina esclerosada deve ser realizada com brocas esféricas grandes, compatível com o tamanho da cavidade, em baixa rotação.
Estão corretas apenas as afirmativas:


a. I, II e IV.
b. I e II.
c. III e IV.
d. II, III e IV.
e. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina