Buscar

O cumprimento de sentença é a fase do processo que tem como finalidade a satisfação do direito do credor. Isto é, objetiva-se o cumprimento da obri...

O cumprimento de sentença é a fase do processo que tem como finalidade a satisfação do direito do credor. Isto é, objetiva-se o cumprimento da obrigação pelo devedor.

Considerando o exposto acima, segue o caso:

Meu nome é Miguel e o caso é o seguinte.

O Luiz é meu cliente a muitos anos, mas na última compra que ele fez comigo de valor alto, no meu comércio, ele não pagou.

Ele não constituiu advogado nos autos e não se manisfesta.

Tive informaçoes de que ele se mudou para outro estado e deve ser por isso que ele não é localizado.

E agora eu quero saber o que eu faço para poder receber.

A partir da situação apresentada, o que você orientaria a Miguel? Explique a partir de artigos. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na situação apresentada, a orientação para Miguel seria iniciar a fase de cumprimento de sentença para buscar a satisfação do seu direito como credor. Nesse caso, é importante observar o artigo 523 do Código de Processo Civil (CPC), que estabelece que o devedor será intimado para pagar o valor devido no prazo de 15 dias, acrescido de honorários advocatícios e custas processuais. Caso o devedor não efetue o pagamento nesse prazo, o próximo passo seria requerer a penhora de bens do devedor, conforme previsto no artigo 829 do CPC. Esse pedido de penhora deve ser feito ao juiz competente, indicando os bens passíveis de penhora e suas localizações, mesmo que o devedor esteja em outro estado. Além disso, é importante mencionar o artigo 854 do CPC, que trata da possibilidade de penhora de dinheiro em instituições financeiras, caso seja necessário. Essa medida pode ser adotada para garantir o pagamento da dívida. É recomendável que Miguel consulte um advogado especializado em direito processual civil para obter orientações específicas sobre o caso e seguir corretamente os trâmites legais para o cumprimento de sentença.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais