Buscar

TEMA 2 – KEYNES E A TEORIA GERAL O século XX se inicia com um grande problema para a humanidade, a luta por território e poder movida pelas nações ...

TEMA 2 – KEYNES E A TEORIA GERAL
O século XX se inicia com um grande problema para a humanidade, a luta por território e poder movida pelas nações imperiais (França, Inglaterra e Alemanha) que culmina com a I Grande Guerra Mundial, além da intensificação da produção graças aos incrementos tecnológicos no processo produtivo e da sofisticação do modelo de gestão das empresas.

Porém, a crença nas teorias liberais dos economistas clássicos e neoclássicos fez com que o Modo de Produção Capitalista e toda a sua classe dirigente se esquecessem das leis econômicas de que para produzir há de se ter comprador, para se comprar há que se ter dinheiro, para se ter dinheiro é preciso ter trabalho e, com isso, se movimenta a economia.

Não bastou produzir, não bastou ofertar créditos em excesso para aquisição de ações na Bolsa de Valores se não havia onde empregar mais trabalhadores. A crise de 1929 atingiu todo o Modo de Produção Capitalista em todos os principais países do mundo.

Segundo Singer (1989), no final dos anos de 1920, o capitalismo passa por uma de suas maiores crises, mas é em 1929 que o capitalismo sofre um grande golpe. É nesse ano que os EUA passam pelo seu mais forte momento da grande depressão e com ela o fim da economia de livre mercado, sem a participação efetiva do Estado. As empresas fecham as suas portas por falta de compradores, milhares de investidores desacreditados na economia correm para se desfazer das ações que possuíam, levando à quebra da Bolsa de Valores de Nova York e colocando em descrédito o sistema econômico liberal do Modo de Produção Capitalista.

Saiba Mais

Como ilustração, assista ao filme: Entendendo a crise de 1929, disponível no link a seguir.



A economia capitalista não dava sinais de que iria sair da crise, quando um economista inglês chamado John Maynard Keynes apresentou ao mundo a sua proposta de salvação para o sistema. Keynes refutava as ideias de Adam Smith e dos defensores da teoria liberal, argumentando sobre a necessidade da intervenção do Estado na economia para impulsionar os investimentos e assegurar o pleno emprego de recursos.

Para Keynes, o Estado, preservando a autonomia da iniciativa privada, deveria participar como elemento essencial de investimento no sistema econômico. O Estado deveria injetar recursos para proporcionar o fortalecimento da iniciativa p


Essa pergunta também está no material:

2ECONOMIA POLÍTICA APLICAD1
14 pág.

Serviço Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Keynes foi um economista inglês que apresentou ao mundo a sua proposta de salvação para o sistema econômico durante a crise de 1929. Ele refutava as ideias dos economistas liberais, como Adam Smith, e argumentava sobre a necessidade da intervenção do Estado na economia para impulsionar os investimentos e assegurar o pleno emprego de recursos. Segundo Keynes, o Estado deveria participar como elemento essencial de investimento no sistema econômico, injetando recursos para fortalecer a iniciativa privada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais