Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
A magia é um elemento presente nas discussões obre o fenômeno religioso e suas características gerais. Por meio deste conceito, articulam-se mecanismos que permitem avaliar a importância de uma reflexão abrangente sobre a experiência religiosa e as suas repercussões culturais. Neste sentido, considerando o conteúdo exposto, analise as afirmacoes a seguir:
I – A importância da magia se estabelece a partir da certeza da comunidade em relação ao poder supremo da divindade.
II – Na cultura religiosa, a magia se manifesta a partir da existência de elementos representativos que denotam o carisma do líder na comunidade.
III – A magia é específica das tradições religiosas orientais, onde ocorre uma relação mais próxima entre a realidade humana e o sobrenatural.
É correto o que se afirma em:


I – A importância da magia se estabelece a partir da certeza da comunidade em relação ao poder supremo da divindade.
II – Na cultura religiosa, a magia se manifesta a partir da existência de elementos representativos que denotam o carisma do líder na comunidade.
III – A magia é específica das tradições religiosas orientais, onde ocorre uma relação mais próxima entre a realidade humana e o sobrenatural.
F – F – V.
V – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
F – V – F.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a magia no contexto religioso: I – A importância da magia se estabelece a partir da certeza da comunidade em relação ao poder supremo da divindade. É falsa. A magia, em muitas tradições, pode ser vista como uma prática que busca manipular forças sobrenaturais, independentemente da crença na divindade suprema. II – Na cultura religiosa, a magia se manifesta a partir da existência de elementos representativos que denotam o carisma do líder na comunidade. É verdadeira. A magia pode estar ligada ao carisma e à autoridade do líder religioso, que pode usar elementos simbólicos para reforçar sua posição. III – A magia é específica das tradições religiosas orientais, onde ocorre uma relação mais próxima entre a realidade humana e o sobrenatural. É falsa. A magia não é exclusiva das tradições orientais; ela pode ser encontrada em diversas culturas e tradições religiosas ao redor do mundo. Com isso, temos a seguinte classificação: I - F II - V III - F Portanto, a alternativa correta que apresenta a sequência é: F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmações apresentadas, temos: I – A importância da magia se estabelece a partir da certeza da comunidade em relação ao poder supremo da divindade. II – Na cultura religiosa, a magia se manifesta a partir da existência de elementos representativos que denotam o carisma do líder na comunidade. III – A magia é específica das tradições religiosas orientais, onde ocorre uma relação mais próxima entre a realidade humana e o sobrenatural. A sequência correta das afirmações é: F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O conceito de ‘totemismo’ revela a importância da linguagem simbólica e religiosa como parte de uma relação entre o ser humano e o sobrenatural; esta relação, vale dizer, conceitua e dinamiza o fenômeno religioso, particularmente, a partir das comunidades de fé. Neste sentido, considerando o conteúdo exposto, analise as afirmacoes a seguir: I – Na perspectiva da Psicologia, o totemismo ocorre apenas em religiões primitivas, que antecedem as civilizações atuais. II – Por meio do totemismo, compreende-se a importância dos símbolos para a construção de uma noção de sagrado nas tradições religiosas. III – Este conceito é particularmente observado a partir de elementos físicos que assumem uma importância representativa na comunidade de fé. É correto o que se afirma em:

I – Na perspectiva da Psicologia, o totemismo ocorre apenas em religiões primitivas, que antecedem as civilizações atuais.
II – Por meio do totemismo, compreende-se a importância dos símbolos para a construção de uma noção de sagrado nas tradições religiosas.
III – Este conceito é particularmente observado a partir de elementos físicos que assumem uma importância representativa na comunidade de fé.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II, apenas.
D) III, apenas.
E) II e III, apenas.

As particularidades das religiões anímicas devem ser consideradas para viabilizar uma avaliação efetiva do fenômeno religioso em inúmeras sociedades. A partir destas expressões religiosas, diferentes civilizações construíram cosmovisões relevantes que orientam o comportamento e as posturas religiosas destas populações. Assim sendo, em relação às proposições do texto-base, analise as afirmativas a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) As religiões anímicas adotam uma perspectiva de culto e veneração a um número potencialmente infinito de elementos que refletem a existência da(s) divindade(s) em meio à ordem natural e à realidade humana. ( ) As expressões da religiosidade anímica consideram que as coisas são criadas, entretanto, apenas o homem é considerado como criatura, tal como ocorre nas religiões abraâmicas. ( ) Na perspectiva da religiosidade dos cultos anímicos, há uma força criadora que motiva a existência das coisas, e que está contida em cada elemento, que deve portanto ser considerado também como uma criatura. Agora, assinale a opção que contempla corretamente a sequência destacada.

( ) As religiões anímicas adotam uma perspectiva de culto e veneração a um número potencialmente infinito de elementos que refletem a existência da(s) divindade(s) em meio à ordem natural e à realidade humana.
( ) As expressões da religiosidade anímica consideram que as coisas são criadas, entretanto, apenas o homem é considerado como criatura, tal como ocorre nas religiões abraâmicas.
( ) Na perspectiva da religiosidade dos cultos anímicos, há uma força criadora que motiva a existência das coisas, e que está contida em cada elemento, que deve portanto ser considerado também como uma criatura.
A) V – F – V.
B) V – V – F.
C) F – V – F.
D) F – F – V.
E) F – V – V.

A análise do fenômeno religioso demonstra a necessidade de avaliação de expressões que realizam uma oposição conceitual e cultural aos ‘símbolos’. Assim, é preciso entender como a tradição religiosa observa estes elementos que se opõem à criação de referências simbólicas na experiência da espiritualidade. Deste modo, considerando as dimensões apontadas pelo texto, avalie as opções a seg


A)
a diferentes elementos que têm o propósito de realizar uma aproximação entre a pessoa e a divindade.
B)
a algo que distancia a pessoa em relação à transcendência e às diferentes esferas do sobrenatural.
C)
a elementos que são elaborados exclusivamente para funções religiosas em ambientes profanos.
D)
a objetos materiais que possuem relevância histórica e cultural nas civilizações.
E)
a um conjunto de elementos que são considerados como sagrados desde a sua criação.

Pincel Atômico - 15/09/2023 16:31:37 3/4

Questão
005

A magia é um elemento presente nas discussões obre o fenômeno religioso e suas características gerais. Por meio deste conceito, articulam-se mecanismos que
permitem avaliar a importância de uma reflexão abrangente sobre a experiência
religiosa e as suas repercussões culturais.
Neste sentido, considerando o conteúdo exposto, analise as afirmacoes a seguir:
I – A importância da magia se estabelece a partir da certeza da comunidade em
relação ao poder supremo da divindade.
II – Na cultura religiosa, a magia se manifesta a partir da existência de elementos
representativos que denotam o carisma do líder na comunidade.
III – A magia é específica das tradições religiosas orientais, onde ocorre uma relação
mais próxima entre a realidade humana e o sobrenatural.
É correto o que se afirma em:

A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, apenas.
X E) I e II, apenas.


A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, apenas.
X E) I e II, apenas.

A elaboração dos símbolos presta-se a uma importante função ritual, na qual a pessoa religiosa atribui significados relevantes a estes elementos para viabilizar uma experiência espiritual que se renova no contato com a(s) divindade(s). Neste sentido, de acordo com as proposições do texto-base, analise as opções a seguir e assinale a correta.

Há uma oposição relevante entre a linguagem litúrgica e a linguagem simbólica, pois esta se ampara em mitos e narrativas de criação.

Ao considerar a existência humana como imperecível, a pessoa religiosa pode gerar um sentido à sua espiritualidade por meio dos símbolos religiosos.

X A linguagem litúrgica apreende conceitos da linguagem simbólica, estruturando rituais a partir do caráter mediador destes elementos (símbolos) na vida material.

Com o uso dos símbolos, a pessoa religiosa pode apenas se aproximar do sagrado, haja visto que a apropriação pessoal do sagrado é considerada impossível.

Os símbolos são elementos que possuem um fim em si próprios, uma vez que eles são a representação da divindade e podem gerar benefícios em nome do sagrado.


Há uma oposição relevante entre a linguagem litúrgica e a linguagem simbólica, pois esta se ampara em mitos e narrativas de criação.
Ao considerar a existência humana como imperecível, a pessoa religiosa pode gerar um sentido à sua espiritualidade por meio dos símbolos religiosos.
A linguagem litúrgica apreende conceitos da linguagem simbólica, estruturando rituais a partir do caráter mediador destes elementos (símbolos) na vida material.
Com o uso dos símbolos, a pessoa religiosa pode apenas se aproximar do sagrado, haja visto que a apropriação pessoal do sagrado é considerada impossível.
Os símbolos são elementos que possuem um fim em si próprios, uma vez que eles são a representação da divindade e podem gerar benefícios em nome do sagrado.

O conceito de ‘mística’, na perspectiva das religiões, pode assumir conotações que convergem para uma importante interpretação das características da experiência espiritual, seja ela exercida no plano individual ou a partir de relações e rituais que se mostram recorrentes (e relevantes) em uma determinada comunidade de fé. Desta forma, considerando os apontamentos do texto-base, analise as afirmativas a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A contemplação mística, enquanto dimensão interior que reflete um senso de conhecimento de coisas sagradas, é inerente apenas aos espaços religiosos, onde ocorre a manifestação da(s) divindade(s).
( ) O elemento fundamental para a construção de uma mística religiosa é a postura de distanciamento e questionamento constante do sagrado, a fim de melhor compreender a suas características.
( ) O sentimento místico pode ser apropriado a diferentes momentos e circunstâncias que sejam, aliás, comuns a ambientes materiais que seriam tradicionalmente considerados como ‘profanos’.
Agora, assinale a opção que contempla corretamente a sequência destacada.


( ) A contemplação mística, enquanto dimensão interior que reflete um senso de conhecimento de coisas sagradas, é inerente apenas aos espaços religiosos, onde ocorre a manifestação da(s) divindade(s).
( ) O elemento fundamental para a construção de uma mística religiosa é a postura de distanciamento e questionamento constante do sagrado, a fim de melhor compreender a suas características.
( ) O sentimento místico pode ser apropriado a diferentes momentos e circunstâncias que sejam, aliás, comuns a ambientes materiais que seriam tradicionalmente considerados como ‘profanos’.
F – F – V.
V – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
F – V – F.

Ao desenvolver reflexões concernentes ao fenômeno religioso em diferentes sociedades, alguns autores ligados à Psicanálise enfatizaram a existência de uma estrutura social que orienta o comportamento da coletividade a partir de normas e preceitos morais não-codificados (escritos), mas com valor inquestionável para os membros deste grupo. Logo, em relação à explicação apresentada, o conceito que melhor exemplifica a abordagem do texto-base é o de


totem.
tabu.
símbolo.
estrutura.
animismo.

As expressões da espiritualidade e das tradições religiosas permitem revelar elementos importantes para a constituição de saberes que consolidam o fenômeno religioso nas civilizações. Por exemplo, é interessante resgatar o conceito de ‘Urim e Tumim’ como parte desta linguagem específica. Desta forma, a partir das colocações efetivadas pelo texto-base, é correto m


F – V – F.
V – V – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – F – V.

o Urim e o Tumim são elementos comuns da tradição cristã, que revelam os oráculos, isto é, os modos pelos quais a divindade se comunica com os seres humanos.


o conceito de Urim e Tumim destaca elementos da tradição judaica, na forma de jogos que eram praticados pela população com um propósito de adoração à divindade.


este conceito evoca os elementos sagrados da veste do sumo sacerdote dos hebreus, e que eram capazes de exprimir uma linguagem religiosa que interpretava o sobrenatural.


Mais conteúdos dessa disciplina