Buscar

Em novembro de 2022, foi aprovada a alteração na resolução CNES/ CES n° 3/2014 que trata das diretrizes curriculares nacionais da graduação em Medi...

Em novembro de 2022, foi aprovada a alteração na resolução CNES/ CES n° 3/2014 que trata das diretrizes curriculares nacionais da graduação em Medicina, tendo como uma das principais mudanças o acesso dos alunos de Medicina aos princípios e boas práticas dos Cuidados paliativos. Partindo dessa referência e pensando sobre a formação em Enfermagem acerca do assunto, marque a alternativa correta.


1. É necessário maior investimento na formação em tanatologia também para profissionais de enfermagem. Os conhecimentos sobre tanatologia são aprendidos na vivência prática, sendo desnecessário abordá-los na graduação. A dificuldade dos profissionais de enfermagem em lidar com a morte justifica-se pelo pouco contato prático com a mesma. A formação tanatológica em enfermagem deve aprofundar os conhecimentos sobre o preparo do corpo. Os projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem contemplam a tanatologia como disciplina obrigatória.
2. Conforme a mitologia grega, Tânatos era o deus da morte, filho dos deuses da noite e da escuridão e irmão do deus do sono. Originada na mitologia romana, a palavra tanatologia tem por referências os deuses Hipnos e Tânatos. Na mitologia grega, Tânatos era o deus da escuridão e por isso a morte é representada por tons sombrios. Tem origem na Roma antiga e por isso vem do latim, onde significa estudo filosófico da morte. O termo tanatologia significa estudo do sono por fazer comparação da morte ao sono profundo.
3. Diante da terminalidade de um doente, afastar a família do seu convívio para minimizar a dor dela. Delegar à família o preparo do corpo, ensinando-lhes os cuidados técnicos como último ritual de despedida. Encaminhamento e acompanhamento do corpo para o IML a fim de investigação da causa da morte. Respeito às particularidades religiosas/ espiritualistas dos pacientes e seus familiares diante da finitude. Preenchimento da certidão de óbito e orientação à família quanto aos trâmites a partir de então.

Essa pergunta também está no material:

Teste de Conhecimento Tanatologia e Cuidados Paliativos
5 pág.

Tanatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3. Diante da terminalidade de um doente, é importante respeitar as particularidades religiosas/espiritualistas dos pacientes e seus familiares diante da finitude. Além disso, é necessário preencher a certidão de óbito e orientar a família quanto aos trâmites a partir de então. É fundamental manter a família próxima do paciente e oferecer suporte emocional durante esse momento difícil.

0
Dislike0
User badge image

Fabio De Lima

 A dificuldade dos profissionais de enfermagem em lidar com a morte justifica-se pelo pouco contato prático com a mesma



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais