Buscar

Emília Ferreiro é pesquisa argentina radicada no México, essa autora revolucionou o conhecimento que se tinha sobre alfabetização quando publicou, ...

Emília Ferreiro é pesquisa argentina radicada no México, essa autora revolucionou o conhecimento que se tinha sobre alfabetização quando publicou, em 1979 (no Brasil em 1985), juntamente com Ana Taberosky, suas pesquisas no livro Psicogênese da língua escrita".



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 64.

De acordo com o fragmento de texto lido e o livro-base da disciplina Metodologia da Alfabetização, relacione os níveis da escrita pesquisados pela autora Emília Ferreiro com suas respectivas explicações: 


1. Nível pré-silábico

2. Nível silábico

3. Nível silábico Alfabético

4. Nível Alfabético



(  ) Ao escrever a criança conta os "pedaços sonoros" - as sílabas das palavras e das frases - e usa uma letra para representar cada sílaba.



(  ) Nesse nível, a escrita da criança não tem correspondência com o som. Ela registra garatujas, desenhos sem configuração e mais tarde com configuração.



(  ) A criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa ou fala, escreve foneticamente (ou seja, faz a relação entre o som e a letra).



(  ) As crianças comparam os escritos ou percebe que os adultos não conseguem ler o que ela escreve e começa acrescentar letras na primeira sílaba  - "ex.: boneca - bonc"


Agora marque a alternativa correta:

A1, 2, 3, 4B2, 3, 4, 1C2, 1, 4, 3D4, 2, 3, 1E3, 2, 4, 1 

nao e A

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o fragmento de texto lido e o livro-base da disciplina "Metodologia da Alfabetização", os níveis da escrita pesquisados pela autora Emília Ferreiro e suas respectivas explicações são: 1. Nível pré-silábico: Nesse nível, a escrita da criança não tem correspondência com o som. Ela registra garatujas, desenhos sem configuração e mais tarde com configuração. 2. Nível silábico: Ao escrever, a criança conta os "pedaços sonoros" - as sílabas das palavras e das frases - e usa uma letra para representar cada sílaba. 3. Nível silábico alfabético: A criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa ou fala, escreve foneticamente, ou seja, faz a relação entre o som e a letra. 4. Nível alfabético: As crianças comparam os escritos ou percebem que os adultos não conseguem ler o que ela escreve e começam a acrescentar letras na primeira sílaba, por exemplo: "ex.: boneca - bonc". Portanto, a alternativa correta é a letra C: 2, 1, 4, 3.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais