Buscar

1.Usando um voltímetro de fundo de escala 20V e resistência interna de 2000W, desejamos medir uma ddp de 100V. A resistência do resistor adicional ...

1.Usando um voltímetro de fundo de escala 20V e resistência interna de 2000W, desejamos medir uma ddp de 100V. A resistência do resistor adicional que devemos associar a esse voltímetro é. A. 1KW B. 2KW C. 6KW D. 8KW E. 12KW 2.Leia atentamente as afirmativas a seguir. I. Para se medir a queda de potencial em um resistor, deve-se colocar o amperímetro em paralelo com o resistor. II. Para se medir a corrente através de um resistor, deve-se colocar o voltímetro em paralelo com o resistor.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para medir uma ddp de 100V usando um voltímetro de fundo de escala 20V e resistência interna de 2000Ω, devemos associar um resistor adicional de 8KW (alternativa D). Quanto às afirmativas: I. Para medir a queda de potencial em um resistor, deve-se colocar o voltímetro em paralelo com o resistor, não o amperímetro. II. Para medir a corrente através de um resistor, deve-se colocar o amperímetro em série com o resistor, não o voltímetro. Portanto, a afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.

0
Dislike0
User badge image

Alisson Costa

8.Uma bateria de força eletromotriz igual a 36 V, e resistência interna igual a 0,50 Ω, foi ligada a três resistores: R1 = 4,0 Ω; R2 = 2,0 Ω e R3 = 6,0 Ω, conforme ilustra a figura abaixo. Na figura, A representa um amperímetro ideal e V um voltímetro também ideal.

 

Assinale a alternativa que representa corretamente os valores lidos no amperímetro e no voltímetro, respectivamente.

⦁ 4,5 A e 36,0 V

⦁ 4,5 e 9,00 V

⦁ 6,0 A e 33,0 V

⦁ 1,5 A e 12,0 V

⦁ 7,2 A e 15,0 V

9. Uma lâmpada incandescente comum é ligada a uma pilha de cinco maneiras diferentes, como mostrado a seguir. Qual das alternativas representa uma possibilidade de luz acesa? 

 

R=C

10. Sobre o funcionamento de voltímetros e o funcionamento de amperímetros, assinale a alternativa correta:

A. A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

B. A resistência elétrica interna de um voltímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a tensão elétrica que se deseja medir.

C. A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em paralelo às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

D. A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito pequena para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.

E. A resistência elétrica interna de um amperímetro deve ser muito alta para que, quando ligado em série às resistências elétricas de um circuito, não altere a intensidade de corrente elétrica que se deseja medir.







11) Para se determinar a resistência R do circuito abaixo, utiliza-se dois aparelhos de medidas A e V.

A.Q é um voltímetro     

b. P é um amperímetro     

c. P é um amperímetro e Q é um voltímetro     

d. Q é um amperímetro e P é um voltímetro     

e. nada se pode afirmar sobre P e Q

 



12)A figura representa uma bateria, de resistência interna desprezível, ligada a uma lâmpada L.

Considerando desprezíveis as resistências dos amperímetros e muito grandes as resistências dos voltímetros e sendo A1 e A2 as leituras dos amperímetros e V1 e V2 as leituras dos voltímetros, teremos:

a) A1=A2 e V1=V2     

b) A1 > A2 e V1 > V2     

c) A1 > A2 e V1 > V2     

d) A1=A2 e V1 > V2     

e) A1=A2 e V2 > V1

 

13) A figura a seguir representa um circuito elétrico constituído de um voltímetro (V) e um amperímetro (A) ideais, cinco resistores e uma bateria. A bateria fornece tensão de 12,0V e o voltímetro registra 6,0V.

a) Qual é a leitura feita no amperímetro?

b) Qual é a diferença de potencial no resistor de 1,5Ω?

c) Qual a potência dissipada pelo resistor localizado entre X e Y?

 


14) No circuito da figura, a fonte é uma bateria de fem E=12V, o resistor tem resistência R=1.000Ω. V representa um voltímetro e A um amperímetro.

 

15)Determine a leitura desses medidores:

a) em condições ideais, ou seja, supondo que os fios e o amperímetro não tenham resistência elétrica e que a resistência elétrica do voltímetro seja infinita.

b) em condições reais, em que as resistências elétricas da bateria, do amperímetro e do voltímetro são r=1,0Ω, RA=50Ω e RV=10.000Ω, respectivamente, desprezando apenas a resistência dos fios de ligação.

No circuito da figura, E=8V, r=100Ω e R=1.200Ω.

 

a) Qual a leitura do amperímetro A?

b) Qual a leitura no voltímetro V?


16)A montagem experimental representada na figura se destina ao estudo de um circuito elétrico simples.

 

a) Usando símbolos convencionais para cada componente, represente esquematicamente esse circuito.

b) Sabendo que R1 = 100 Ω e R2 = 200 Ω e que no suporte de pilhas são colocadas duas pilhas em série, de força eletromotriz 1,5 V cada, determine as leituras no amperímetro e no voltímetro quando a chave é fechada. (Admita que as resistências internas das pilhas, dos fios de ligação e dos medidores não interferem nessas leituras.)


17)Certo estudante dispõe de um voltímetro e de um amperímetro, ambos ideais, de um gerador elétrico (pilha), de resistência interna 4,5Ω, e de uma lâmpada incandescente com as seguintes inscrições nominais: 1,0W — 9,0V. Para que esses dispositivos sejam associados corretamente, proporcionando à lâmpada o maior brilho possível, sem “queimá-la”, o esquema que deverá ser utilizado é o ilustrado na _________ e a força eletromotriz do gerador deverá ser ______.

 

As lacunas, do texto anterior, são corretamente preenchidas com as afirmações

a) FIGURA 1; 9,5V     

b) FIGURA 2; 9,5V     

c) FIGURA 3; 9,5V     

d) FIGURA 2; 9,0V     

e) FIGURA 3; 9,0V


18)No circuito da figura, o amperímetro e o voltímetro são ideais. O voltímetro marca 1,5V quando a chave K está aberta.

 

Fechando a chave K, o amperímetro marcará:

a) 0mA             

b) 7,5mA              

c) 15mA              

d) 100mA            

e) 200Ma


19Voltímetros e amperímetros são os instrumentos mais usuais para medições elétricas. Evidentemente, para a obtenção de medidas corretas, esses instrumentos devem ser conectados de maneira adequada. Além disso, podem ser danificados se forem conectados de forma incorreta ao circuito.

Suponha que se deseja medir a diferença de potencial a que está submetido o resistor R2 do circuito a seguir, bem como a corrente elétrica que o percorre.

 

Assinale a figura que representa a correta conexão do voltímetro (V) e do amperímetro (A) ao circuito para a realização das medidas desejadas.

 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais