Buscar

Leia o excerto a seguir: “A dependência química na atualidade corresponde a um fenômeno amplamente divulgado e discutido, uma vez que o uso abusivo...

Leia o excerto a seguir:

“A dependência química na atualidade corresponde a um fenômeno amplamente divulgado e discutido, uma vez que o uso abusivo de substâncias psicoativas tornou-se um grave problema social e de saúde pública em nossa realidade. Entretanto, falar sobre o uso de drogas, particularmente sobre a dependência química, traz à tona questões relacionadas diretamente ao campo da saúde, o que implica na necessidade de realizar uma reflexão sobre esse fenômeno no âmbito das concepções sobre saúde e doença, vigentes ao longo da história do homem, bem como no momento atual.”

Fonte: PRATTA, E. M. M.; SANTOS, M. A. O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 25, n. 2, p. 203-211, abr.-jun. 2009. Disponível em:Acesso em: 9 jul. 2021.

O trecho acima traz uma introdução sobre a questão da dependência química. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as síndromes psicopatológicas, é correto afirmar que:

  1. o transtorno relacionado à substância compreende os padrões: uso nocivo, abuso, dependência, tolerância e intoxicação.
  2. a síndrome de abstinência é o desejo intenso pelo uso da substância.
  3. a dependência química está associada também à síndrome ansiosa.
  4. o transtorno relacionado à substância está relacionado também à síndrome psicorgânica, devido aos casos de Delirium.
  5. psicoses tóxicas são quadros permanentes induzidos por substâncias psicoativas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no excerto fornecido, a alternativa correta é a número 1: o transtorno relacionado à substância compreende os padrões: uso nocivo, abuso, dependência, tolerância e intoxicação. Esses padrões são características do transtorno relacionado ao uso de substâncias psicoativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais