Buscar

Comentário da resposta: De acordo com a Teoria Microeconômica, uma diferença básica entre uma firma que opere em concorrência perfeita e um monopo...

Comentário da resposta:

De acordo com a Teoria Microeconômica, uma diferença básica entre uma firma que opere em concorrência perfeita e um monopolista é:

Não existindo barreiras à entrada, o concorrente perfeito obtém lucro normal. Já o monopolista, não permitindo a entrada de outros concorrentes no seu mercado, obtém um lucro extraordinário.

A curva de demanda pelos produtos de concorrência perfeita é inelástica, enquanto que, no monopólio, a demanda é infinitamente elástica.

O monopolista, quando quer aumentar sua receita total, aumenta o preço. Já o concorrente perfeito, para aumentar a sua receita total, tem de abaixar seu preço para poder aumentar sua quantidade total.

O concorrente perfeito enfrenta uma concorrência com poucas empresas, visto que existem barreiras à entrada de outras empresas. O monopolista, entretanto, produzindo um bem sem substitutos próximos, não permite a entrada de outros concorrentes.

Uma empresa atuando em regime de concorrência perfeita produz um bem homogêneo e é livre a entrada e saída de empresas. No monopólio, por sua vez, são produzidos bens substitutos de outros existentes no mercado e o produtor maximiza seu lucro.

Não existindo barreiras à entrada, o concorrente perfeito obtém lucro normal. Já o monopolista, não permitindo a entrada de outros concorrentes no seu mercado, obtém um lucro extraordinário.


a. Não existindo barreiras à entrada, o concorrente perfeito obtém lucro normal. Já o monopolista, não permitindo a entrada de outros concorrentes no seu mercado, obtém um lucro extraordinário.
b. A curva de demanda pelos produtos de concorrência perfeita é inelástica, enquanto que, no monopólio, a demanda é infinitamente elástica.
c. O monopolista, quando quer aumentar sua receita total, aumenta o preço. Já o concorrente perfeito, para aumentar a sua receita total, tem de abaixar seu preço para poder aumentar sua quantidade total.
d. O concorrente perfeito enfrenta uma concorrência com poucas empresas, visto que existem barreiras à entrada de outras empresas. O monopolista, entretanto, produzindo um bem sem substitutos próximos, não permite a entrada de outros concorrentes.
e. Uma empresa atuando em regime de concorrência perfeita produz um bem homogêneo e é livre a entrada e saída de empresas. No monopólio, por sua vez, são produzidos bens substitutos de outros existentes no mercado e o produtor maximiza seu lucro.

Essa pergunta também está no material:

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL-REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA - QUESTIONÁRIO UNIDADE I
5 pág.

Organização Industrial Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença básica entre uma firma que opera em concorrência perfeita e um monopolista é que, enquanto o concorrente perfeito obtém lucro normal quando não há barreiras à entrada, o monopolista, ao não permitir a entrada de outros concorrentes em seu mercado, obtém um lucro extraordinário. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Não existindo barreiras à entrada, o concorrente perfeito obtém lucro normal. Já o monopolista, não permitindo a entrada de outros concorrentes no seu mercado, obtém um lucro extraordinário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais