Buscar

onforme analisado, o Direito Penal não pode ser encarado de maneira estanque, sem jamais ter qualquer comunicação com outros ramos do ordenamento j...

onforme analisado, o Direito Penal não pode ser encarado de maneira estanque, sem jamais ter qualquer comunicação com outros ramos do ordenamento jurídico. Nesse sentido, analisou-se a interdisciplinaridade do Direito Penal, onde se destacou a comunicação entre o Direito Penal e as outras disciplinas, no intuito de dar sustentação ao todo. Considerando essa interdisciplinaridade, é correto afirmar que o Direito Penal:

 

Alternativa 1:


Relaciona-se com o Direito Constitucional através dos seus conceitos referentes a funcionários públicos, cargos, empregos e Administração Pública, o Direito Penal consegue materializar o seu capítulo especifico aos crimes funcionais.


Alternativa 2:


Relaciona-se com o Direito Internacional porque constituir a Lei Fundamental do País, fixa os princípios básicos e essenciais do Direito Penal que precisam, obrigatoriamente, serem observados.


Alternativa 3:


Relaciona-se com o Direito Civil na medida em que, se por um lado o Direito Penal criminaliza condutas e lhes impõe uma sanção criminal, esse ramo estabelece as diretrizes necessárias para que a relação processual e, consequentemente, o direito de punir do Estado possa ser exercitado.


Alternativa 4:


Relaciona-se com o Direito Constitucional uma vez que, praticada uma infração penal, surge para o ofendido o direito de ser indenizado por aquela prática ilícita. É justamente esse ramo jurídico que irá fornecer o arcabouço conceitual necessário para que a indenização decorrente da prática de uma infração penal possa ser concretizada.


Alternativa 5:


Relaciona-se com o Direito do Trabalho pois em certas situações o Direito Penal protege o trabalhador e institui os chamados "crimes trabalhistas".

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a análise realizada, o Direito Penal se relaciona com o Direito Constitucional através dos seus conceitos referentes a funcionários públicos, cargos, empregos e Administração Pública, permitindo que o Direito Penal materialize seu capítulo específico sobre crimes funcionais. Portanto, a alternativa correta é a Alternativa 1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais