Buscar

Etimologicamente, princípio tem vários significados, entre os quais o de momento em que algo tem origem; causa primária, elemento predominante na c...

Etimologicamente, princípio tem vários significados, entre os quais o de momento em que algo tem origem; causa primária, elemento predominante na constituição de um corpo orgânico; preceito, regra ou lei; fonte ou causa de uma ação. No sentido jurídico, não se poderia fugir de tais noções, de modo que o conceito de princípio indica uma ordenação, que se irradia e imanta os sistemas de normas, servindo de base para a interpretação, integração, conhecimento e aplicação do direito positivo.


NUCCI, Guilherme de S. Manual de Direito Penal. 18.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022, p.19.



Considerando esse universo principiológico do Direito Penal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O Direito Penal se revela como um ramo jurídico fragmentário e subsidiário. Assim, apenas os valores tidos como fundamentais serão considerados infrações penais, ou seja, apenas podem ser tutelados pelo Direito Penal os ilícitos que coloquem em risco bens jurídicos tidos como fundamentais para a manutenção e progresso do ser humano e da sociedade. Portanto, nem todo ilícito será um ilícito penal. Ademais, o Direito Penal somente deve atuar quando os demais ramos do Direito, que são considerados mais brandos (Direito Administrativo, Direito Civil, por exemplo), se mostrarem insuficientes para o controle da ordem pública.


PORQUE


II. Segundo o princípio da intervenção mínima, a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de um bem jurídico. Assim, se outras sanções, como, por exemplo, civis ou administrativas, forem suficientes para a proteção de um bem jurídico, não se deve criminalizar a conduta.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:


As asserções I e II são proposições falsas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais