Buscar

1.6 Biodiversidade Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, esse conceito tem sido muito utilizado ent...

1.6 Biodiversidade
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, esse conceito tem sido muito utilizado entre os biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Esse uso do termo “biodiversidade” coincide com a preocupação da humanidade com a extinção da espécie e do planeta, tônica das últimas décadas do século XX.

Podemos conceituá-la como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser vista como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia de acordo com as características das diferentes regiões ecológicas, e é maior nas regiões tropicais do que nas regiões de clima temperado.

Refere-se à variedade de vida na Terra. Nela inclui-se a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos e micro-organismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades e ecossistemas formados pelos organismos.

A biodiversidade não é estanque, é um sistema em constante evolução. A meia-vida média de uma espécie é de um milhão de anos e 99% das espécies que já viveram na Terra estão hoje extintas. Ela não é distribuída igualmente na Terra, é maior nos trópicos.

Quanto maior a latitude, menor é o número de espécies. Existem regiões do globo onde há mais espécies do que em outras. A riqueza de espécies tende a variar de acordo com a disponibilidade energética, hídrica (clima, altitude) e também pelas suas histórias evolutivas e costumes.

1.6.1 Economia e biodiversidade

Ecologistas e ambientalistas são os primeiros a falar no aspecto econômico da proteção da diversidade biológica. A biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, mas não é reconhecida desse modo. A maioria das pessoas vê a biodiversidade como uma fonte de recursos que devem ser utilizados para a fabricação de produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. Este conceito do gerenciamento de recursos biológicos provavelmente explica a maior parte do medo de se perderem esses recursos devido à redução da Biodiversidade. Mas isso também acarreta novos conflitos envolvendo a negociação da divisão e a apropriação dos recursos naturais.

1.6.2 Política Nacional de Biodiversidade

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), assinada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, está em vigor internacional desde 29 de dezembro de 1993, e foi aprovada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 2, de 1994, e promulgada pelo Decreto nº 2.519, de 1998.

Para complementar o texto internacional, com vigência no Brasil, foi editado o Decreto nº 4.339/2002, que dispôs sobre princípios e diretrizes para a implementação de uma Política Nacional de Biodiversidade e reiterou o compromisso brasileiro com a Convenção sobre Diversidade Biológica.

1.6.3 Biossegurança e patrimônio genético

A Constituição Federal deu tratamento jurídico ao patrimônio genético em seus arts. 225, § 1º, II e V. O legislador constituinte entendeu ser necessária à proteção do patrimônio genético brasileiro, assim como determinou que o Poder Público fosse responsável pela fiscalização das enti


Essa pergunta também está no material:

UNIDADE III
32 pág.

Direito Ambiental Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, refere-se à variedade de vida na Terra. Isso inclui a diversidade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, fauna, fungos e micro-organismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades e ecossistemas formados pelos organismos. A biodiversidade não é estática, mas sim um sistema em constante evolução. A meia-vida média de uma espécie é de um milhão de anos e a maioria das espécies que já viveram na Terra estão hoje extintas. A biodiversidade varia de acordo com as características das diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nas regiões de clima temperado. A proteção da biodiversidade é importante não apenas do ponto de vista ambiental, mas também do ponto de vista econômico, uma vez que a biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta. A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), assinada em 1992, é um acordo internacional que busca promover a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes. No Brasil, a Política Nacional de Biodiversidade, regulamentada pelo Decreto nº 4.339/2002, complementa as diretrizes estabelecidas pela CDB. A Constituição Federal também estabelece a proteção do patrimônio genético brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais