Buscar

Leia o excerto a seguir: “No âmbito processual penal, a doutrina costuma classificar a ação penal a partir da legitimação ativa. Tem-se, assim, a a...

Leia o excerto a seguir:
“No âmbito processual penal, a doutrina costuma classificar a ação penal a partir da legitimação ativa. Tem-se, assim, a ação penal pública e a ação penal de iniciativa privada. Pode-se dizer que a ação penal pública, cujo titular é o Ministério Público, subdivide-se em Ação Penal Pública Incondicionada e Ação Penal Pública Condicionada”
Fonte: LIMA, R. B. de. Manual de Processo Penal: volume único. 8. ed. Salvador: JusPodivm, 2020. p. 318.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre ação penal, pode-se dizer que o crime previsto no art. 184, § 3º, do CP, consistente na violação de direito autoral, cabe a:


a) Ação Penal Pública Incondicionada.
b) Ação Penal Pública Condicionada.
c) Ação Penal de Iniciativa Privada.

Essa pergunta também está no material:

Respostas Ava Eduardo Tupinamba
127 pág.

Crimes em Espécie Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, o crime previsto no art. 184, § 3º, do Código Penal, que consiste na violação de direito autoral, cabe à Ação Penal Pública Incondicionada. Portanto, a alternativa correta é a letra a) Ação Penal Pública Incondicionada.

0
Dislike0
User badge image

Elyana Morais

São duas as espécies de ação penal: a pública, de iniciativa exclusiva do Ministério Público e que é a regra, bem como a ação penal privada é aquela na qual se tem como titular, o ofendido, ou seu representante legal. O exercício da ação penal privada se dá mediante a apresentação da queixa-crime.

II - O princípio da indivisibilidade da ação penal privada nos diz que, se houver mais de um criminoso, todos indiciados na fase do inquérito, com elementos de informação que apontaram a autoria por parte de todos, o ofendido, ou seu representante legal, deve entrar com queixa-crime contra todos.

III - A justa causa, requisito e exigência legal para o oferecimento e posterior recebimento da denúncia, e consequente início do processo penal, consubstancia-se pela somatória de dois componentes essenciais, quais sejam, a existência de elementos de convicção mínimos da materialidade e indícios da autoria das infrações penais.

V - O princípio da intranscedência, também conhecido como princípio da pessoalidade é aquele que determina deva a ação penal somente ser proposta contra a pessoa, ou as pessoas, que realmente cometeram a infração penal, e não terceiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais