Buscar

ENCONTRO 4_POS_ CRIMES EM ESPÉCIE - DO HOMICÍDIO AO VILIPÊNDIO

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
"O animus laedendi ou animus nocendi é o elemento subjetivo integrante do tipo legal do crime de lesão corporal. É a consciência do fato de que sua conduta poderá produzir a lesão à integridade ou o dano à saúde do outro ser humano, e a vontade livre de realizá-la com o fim de produzir esse resultado". 
Com relação ao artigo 129 do Código Penal, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
 
O crime de lesão corporal consiste em ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem. Devido a gravidade do resultado que decorre da lesão, ela poderá ser tipificada em grave ou gravíssima. A lesão que resulta em ____________, por exemplo, será de natureza grave, enquanto a que resultar ____________ será de natureza gravíssima. Se o agente agir em razão do privilégio constante no §4º terá sua pena ____________.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
aceleração de parto/ debilidade permanente de membro/ diminuída.
b.
perda ou inutilização do membro/ perigo de vida/ diminuída.
c.
aborto/ perigo de vida/ aumentada.
d.
perigo de vida/ aborto/ diminuída.
e.
incapacidade permanente para o trabalho/ perigo de vida/ aumentada.
QUESTÃO 2
"O dolo do crime de lesões corporais é a vontade de produzir um dano ao corpo ou à saúde de outrem ou, pelo menos, de assumir o risco desse resultado. É o denominado animus laedendi  ou nocendi, que diferencia o delito de lesão corporal da tentiva de homicídio, em que existe a vontade de matar (animus necandi)."
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Se a lesão corporal for praticada contra autoridades das Forças Armadas e da Segurança Pública, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública no exercício da função, ou em decorrência dela, ou contra parentes até primeiro grau, em razão dessa condição, a pena é aumentada em dobro.
b.
Não sendo graves as lesões corporais, e tendo sido praticada de forma recíproca, o juiz poderá arquivar o processo, visto que o fato poderá ser considerado atípico.
c.
A lesão corporal seguida de morte não se confunde com o homicídio culposo, visto que na lesão, chamada doutrinariamente de homicídio preterdoloso, o autor tinha dolo apenas na lesão, mas não na morte da vítima.
d.
O agente que praticar lesão corporal, no âmbito da violência doméstica, ou seja, contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalencendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade terá sua pena aumentada de um a dois terços.
e.
Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz deve aumentar a pena de 1/6 a 2/3.
QUESTÃO 3
O artigo 129 do Código Penal prevê como típica a conduta de  ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, denominando-a de lesão corporal. O delito pode ser classificado em leve, grave ou gravíssima de acordo com o resultado produzido.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A lesão será classificada como simples quando ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.
II. A lesão corporal será gravíssima quando resultar em aceleração de parto.
III. A lesão será grave quando resultar debilidade permanente de membro, sentido ou função.
IV. A lesão corporal será gravíssima se resultar em enfermidade incurável.
 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em;
Escolha uma:
a.
II e IV, apenas.
b.
III e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I, II, III e IV.
e.
I, III e IV, apenas.

Continue navegando