Buscar

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, procedimento, vícios e valor probatório, analise as afi...

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inquérito policial: competência, procedimento, vícios e valor probatório, analise as afirmativas a seguir:

I. Se o crime for de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer de ofício pela autoridade policial.
II. Nos crimes de Ação Penal Pública Condicionada, o Inquérito Policial pode ser instaurado por Auto de Prisão em Flagrante, independentemente da representação da vítima.
III. Nos crimes de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer por requerimento de qualquer interessado, ainda que a vítima não concorde.
IV. Nos crimes de Ação Penal Privada, o Ministério Público (titular da ação) requisitar à autoridade policial a instauração do Inquérito Policial, mesmo sem requerimento da vítima.

Essa pergunta também está no material:

Respostas Ava Eduardo Tupinamba
127 pág.

Crimes em Espécie Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Se o crime for de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer de ofício pela autoridade policial. Essa afirmativa está correta. Nos crimes de ação penal pública incondicionada, a autoridade policial pode instaurar o inquérito policial de ofício, ou seja, sem depender de uma representação ou requerimento específico. II. Nos crimes de Ação Penal Pública Condicionada, o Inquérito Policial pode ser instaurado por Auto de Prisão em Flagrante, independentemente da representação da vítima. Essa afirmativa está incorreta. Nos crimes de ação penal pública condicionada, o inquérito policial só pode ser instaurado mediante representação da vítima ou de seu representante legal. O auto de prisão em flagrante não é suficiente para a instauração do inquérito nesses casos. III. Nos crimes de Ação Penal Pública Incondicionada, a instauração do Inquérito Policial pode ocorrer por requerimento de qualquer interessado, ainda que a vítima não concorde. Essa afirmativa está incorreta. Nos crimes de ação penal pública incondicionada, a instauração do inquérito policial não depende de requerimento de qualquer interessado. A autoridade policial pode instaurar o inquérito de ofício, sem necessidade de concordância da vítima. IV. Nos crimes de Ação Penal Privada, o Ministério Público (titular da ação) requisitar à autoridade policial a instauração do Inquérito Policial, mesmo sem requerimento da vítima. Essa afirmativa está incorreta. Nos crimes de ação penal privada, o inquérito policial só pode ser instaurado mediante requerimento da vítima ou de seu representante legal. O Ministério Público não pode requisitar a instauração do inquérito nessas situações sem o requerimento da vítima. Portanto, as afirmativas corretas são apenas a I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais