É correto afirmar que o jogo apresentado acima, chamado carta enigmática, é um exemplo de linguagem:
1. Acadêmica, tendo em vista que é necessário utilizar o raciocínio lógico para desvendá-la. 2. Não verbal, porque todos os elementos só fazem sentido com o entendimento das imagens. 3. Verbal, porque seu objetivo é desvendar uma mensagem escrita. As figuras servem apenas para despistar o leitor. 4. Mista, porque o verbal e o não verbal se misturam para que se componha a mensagem da carta.
A alternativa correta é a número 4. O jogo da carta enigmática é um exemplo de linguagem mista, pois combina elementos verbais e não verbais para compor a mensagem da carta.
Essa resposta te ajudou?
0
0
Ainda não achou a resposta?
Integrado com os principais modelos de IA do mercado
Respostas em segundos
IA treinada para estudantes brasileiros.
Evolua sua forma de estudar
Cadastre-se ou realize login
Ainda com dúvidas?
Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!
Podemos verificar que, nesse texto, a função está marcada pelo emprego da primeira pessoa verbal (“vivo”, “gosto”) e pelos pronomes (“minha”, “me”, “mim”), também de primeira pessoa. Assim, a função da linguagem do mesmo é:
O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que:
1. As expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa. 2. O uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto. 3. A palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe. 4. A palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto. 5. A palavra “mas”, na linha 2, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2.
A revolução tecnológica provocou transformações em várias esferas sociais e, em especial, no trabalho. O texto publicado na revista IstoÉ trata desse assunto e revela que:
1. A quantidade da contribuição diária do profissional é mais valiosa que a qualidade. 2. Se reduziu a liberdade do profissional contemporâneo, que precisa se requalificar constantemente. 3. A hierarquia dentro das empresas ainda é muito rígida. 4. A flexibilidade é um fator importante para reter os melhores profissionais. 5. O trabalho remoto é uma prática comum nas empresas de tecnologia.
Na carta de um leitor para a revista, o argumento usado para apresentar uma opinião faz, simultaneamente:
1. uma defesa e um pedido. 2. uma contestação irônica e um pedido. 3. sempre um elogio e um pedido irônico. 4. uma crítica satírica e sempre um elogio. 5. uma crítica e talvez uma contestação.
O texto acima aborda, como tema, a questão do desemprego em Portugal. Sobre ele, é correto afirmar que a autora:
1. Aborda a questão do desemprego de forma derrotista, culpando o governo pela situação atual, compartilhando com o leitor sua incredulidade em relação a mudanças. 2. Defende a opinião de que o governo português precisa criar políticas de emprego, a partir de um discurso emotivo e envolvente, utilizando como recursos o vocativo “amigos leitores” e o sujeito composto “eu e você”. 3. Redige um texto utilizando uma linguagem literária, em que utiliza os recursos da citação e da oposição de ideias para envolver o leitor e criar nele um sentimento de revolta contra as ações do governo português. 4. Utiliza uma linguagem apelativa, mas distante do leitor, com recursos como a citação em inglês e a escolha de palavras rebuscadas. 5. Utiliza um texto de linguagem panfletária para falar de política de forma a denegrir a ação do governo e de promover-se, prometendo empregos aos desempregados.
Marque a alternativa correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta.
1. Faz muitos anos que a família n 2. Fazem muitos anos que a família n
1. o interlocutor vai embora quando acerta o uso do pronome. 2. José é intolerante quanto à colocação pronominal. 3. o interlocutor percebe que errou no uso do pronome. 4. José se diverte com a correção que faz ao interlocutor.