Buscar

A estereoquímica é o ramo da química que estuda os aspectos tridimensionais das moléculas. Para se entender o que é estereoquímica, deve-se entende...

A estereoquímica é o ramo da química que estuda os aspectos tridimensionais das moléculas. Para se entender o que é estereoquímica, deve-se entender o que é isomeria e como ela se divide. 

A isomeria é o fenômeno que leva dois ou mais compostos a compartilharem a mesma fórmula molecular, mas apresentarem estruturas químicas ou arranjo dos átomos diferentes. Ela pode ser dividida em isomeria constitucional e estereoisomeria.

A isomeria constitucional abrange o estudo de moléculas que possuem a mesma fórmula molecular, mas diferem no tipo de grupo funcional presente ou na posição do grupo funcional na cadeia, ou mesmo no tipo de cadeia (normal ou ramificada). Já a estereoisomeria trata dos casos de isomeria em que as moléculas possuem a mesma fórmula molecular, o mesmo tipo de cadeia, o mesmo grupo funcional e a mesma posição para esse, diferindo somente no arranjo espacial dos átomos ou grupos.

.Com base na estereoquímica e as biomoléculas, analise as afirmativas a seguir:

I. A estereoquímica não tem influência na atividade biológica das moléculas, sendo uma característica puramente estrutural.

II. As moléculas quirais podem exibir atividade óptica, onde diferentes enantiômeros giram o plano de polarização da luz em direções opostas.

III. Os enantiômeros são um tipo de isômero estereoisomérico que são imagens espelhadas não sobreponíveis, também conhecidas como formas quirais.

IV. A isomeria geométrica, também conhecida como cis-trans, ocorre quando ligantes idênticos estão em diferentes posições ao redor de uma ligação dupla ou anel.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

É correto o que se afirma em: II. As moléculas quirais podem exibir atividade óptica, onde diferentes enantiômeros giram o plano de polarização da luz em direções opostas. III. Os enantiômeros são um tipo de isômero estereoisomérico que são imagens espelhadas não sobreponíveis, também conhecidas como formas quirais. IV. A isomeria geométrica, também conhecida como cis-trans, ocorre quando ligantes idênticos estão em diferentes posições ao redor de uma ligação dupla ou anel.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais