Buscar

Pode contribuinte utilizar tal procedimento para extinguir uma obrigação tributária? Fundamente a resposta, à luz do CTN.

Essa pergunta também está no material:

03_Exame_de_Ordem__2_fase
6 pág.

Direito Constitucional II Universidade Estadual do PiauíUniversidade Estadual do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), o contribuinte pode utilizar determinados procedimentos para extinguir uma obrigação tributária. Alguns exemplos desses procedimentos são o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência. O pagamento é a forma mais comum de extinguir uma obrigação tributária, sendo realizado pelo contribuinte ao órgão competente. A compensação ocorre quando o contribuinte possui créditos e débitos tributários com a mesma entidade, podendo compensá-los. A transação é um acordo entre o contribuinte e a administração tributária para extinguir o débito mediante concessões mútuas. A remissão é o perdão total ou parcial do débito tributário, concedido pela autoridade competente. A prescrição ocorre quando o direito de cobrar o crédito tributário é perdido pelo decurso do tempo, sem que tenha sido exercido. A decadência, por sua vez, é a perda do direito de lançar o tributo pela administração tributária, também em decorrência do decurso do tempo. É importante ressaltar que a utilização desses procedimentos para extinguir uma obrigação tributária deve estar em conformidade com as disposições legais e regulamentares aplicáveis, além de ser devidamente fundamentada e comprovada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais