Buscar

Considere o parágrafo a seguir:  O aparelho locomotor humano é constituído pela integração coordenada do sistema esquelético, muscular e articular,...

Considere o parágrafo a seguir:

 O aparelho locomotor humano é constituído pela integração coordenada do sistema esquelético, muscular e articular, além disso, é estimulado pelo sistema nervoso que é responsável pela condução dos impulsos elétricos com o objetivo da contração muscular. A função do aparelho locomotor é importante na sustentação, na locomoção e na movimentação do corpo humano, nele os músculos são o elemento ativo e os ossos, as cartilagens e os ligamentos articulares são considerados a parte passiva do sistema de locomoção.


xplique de que forma cada sistema – ósseo, articular, muscular e nervoso – contribuem para a locomoção humano, destacando a função de cada sistema e a forma como os sistemas interagem entre si. 

 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema ósseo, articular, muscular e nervoso contribuem de forma integrada para a locomoção humana. O sistema ósseo, composto pelos ossos, tem a função de fornecer suporte estrutural ao corpo, proteger órgãos vitais e permitir a movimentação. Os ossos também são responsáveis pela produção de células sanguíneas na medula óssea. O sistema articular é composto pelas articulações, que são as conexões entre os ossos. As articulações permitem o movimento e a flexibilidade do corpo, além de absorverem impactos e fornecerem estabilidade. O sistema muscular é responsável pela contração e relaxamento dos músculos, permitindo a movimentação do corpo. Os músculos esqueléticos são controlados pelo sistema nervoso e trabalham em conjunto com os ossos e articulações para gerar movimento. O sistema nervoso desempenha um papel fundamental na locomoção humana. Ele é responsável por enviar impulsos elétricos aos músculos, estimulando a contração muscular e coordenando os movimentos. O sistema nervoso também recebe informações sensoriais das articulações e músculos, permitindo ajustes precisos durante a locomoção. Esses sistemas interagem entre si de forma coordenada. O sistema nervoso envia sinais para os músculos se contraírem, enquanto as articulações permitem a movimentação suave e controlada. Os ossos fornecem a estrutura de suporte para os músculos e articulações, permitindo a locomoção eficiente. Em resumo, o sistema ósseo, articular, muscular e nervoso trabalham juntos para possibilitar a locomoção humana.

0
Dislike0
User badge image

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

  • SISTEMA ÓSSEO: os ossos tem a responsabilidade de produzir as células sanguíneas na medula óssea, além da função de oferecer suporte estrutural corporal, de proteger os órgãos vitais, e de permitir a movimentação. O sistema ósseo é composto pela ossos. 
  • SISTEMA ARTICULAR: é formado pelas articulações, ou seja, as conexões entre os ossos. Essas articulações tem a função de permitir a flexibilidade e o movimento corporal, absolverem os impactos, e de fornecer estabilidade. 
  • SISTEMA MUSCULAR: Formado pelos músculos esqueléticos, tem a função de contrair e relaxar os músculos, e assim permite a movimentação corporal.
  • SISTEMA NERVOSO: O responsável pelo pelo controle do músculo esquelético é o sistema nervoso que em conjunto com os ossos e as articulações geram o movimento, ou seja, o sistema nervoso, envia impulso elétrico aos músculos se contraírem, e as articulações permite que a movimentação ocorra de forma coordenada e suave, enquanto os ossos fornecem o suporte estrutural, resultando em uma locomoção eficiente. E durante o movimentos, as informações sensoriais recebidas das articulações e músculos, servem para ajustar a locomoção. 

Os sistemas ósseo, articular, muscular e nervoso, trabalham de forma integrada, em conjunto, para possibilitar a locomoção humana.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais