Buscar

O aparelho locomotor humano é constituído pela integração coordenada do sistema esquelético, muscular e articular, além disso, é estimulado pelo si...

O aparelho locomotor humano é constituído pela integração coordenada do sistema esquelético, muscular e articular, além disso, é estimulado pelo sistema nervoso que é responsável pela condução dos impulsos elétricos com o objetivo da contração muscular. A função do aparelho locomotor é importante na sustentação, na locomoção e na movimentação do corpo humano, nele os músculos são o elemento ativo e os ossos, as cartilagens e os ligamentos articulares são considerados a parte passiva do sistema de locomoção.


 

Explique de que forma cada sistema – ósseo, articular, muscular e nervoso – contribuem para a locomoção humano, destacando a função de cada sistema e a forma como os sistemas interagem entre si. 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema ósseo é responsável por fornecer suporte estrutural ao corpo humano, proteger órgãos vitais e permitir a movimentação. Os ossos são conectados por articulações, que são responsáveis pela união entre eles e permitem a realização de movimentos. Já o sistema muscular é responsável pela contração e relaxamento dos músculos, permitindo a movimentação do corpo. Os músculos são conectados aos ossos por meio de tendões, que transmitem a força gerada pela contração muscular para os ossos, gerando movimento. O sistema nervoso desempenha um papel fundamental na locomoção humana. Ele é responsável por enviar impulsos elétricos para os músculos, estimulando sua contração. Além disso, o sistema nervoso coordena e controla os movimentos, garantindo que eles sejam realizados de forma precisa e coordenada. O cérebro e a medula espinhal são partes essenciais do sistema nervoso, pois são responsáveis por receber informações sensoriais, processá-las e enviar os comandos necessários para a realização dos movimentos. Esses sistemas interagem de forma integrada para permitir a locomoção humana. O sistema nervoso recebe informações sobre a posição e o movimento do corpo, processa essas informações e envia os comandos necessários para os músculos se contraírem e gerarem movimento. Os músculos, por sua vez, atuam sobre os ossos e articulações, gerando força e movimento. As articulações permitem a união entre os ossos, permitindo que eles se movam de forma coordenada. Dessa forma, o sistema ósseo fornece a estrutura e o suporte necessários, o sistema muscular gera a força para a movimentação e o sistema nervoso coordena e controla os movimentos, garantindo a locomoção humana de forma eficiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais