Buscar

A Neuropsicologia é uma especialidade dentro do campo mais amplo da psicologia clínica. Sobre esse tema, é correto afirmar: I A neuropsicologia é ...

A Neuropsicologia é uma especialidade dentro do campo mais amplo da psicologia clínica. Sobre esse tema, é correto afirmar:

I A neuropsicologia é a ciência que objetiva o estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano (LURIA, 1981).
II Dentre as funções neuropsicológicas avaliadas, são exemplos de funções executivas a capacidade somente de raciocínio.
III A avaliação neuropsicológica pode ser realizada durante momentos de crise vividos pelo paciente.
IV A neuropsicologia não pode ser definida como a análise sistemática das alterações de comportamento desencadeadas por lesões, doenças e malformações que acometem o cérebro.
V Somente em 2023, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconheceu a neuropsicologia como especialidade da psicologia pela resolução nº002/2004.
Dentre as funções neuropsicológicas avaliadas, são exemplos de funções executivas a capacidade somente de raciocínio.
A neuropsicologia não pode ser definida como a análise sistemática das alterações de comportamento desencadeadas por lesões, doenças e malformações que acometem o cérebro.
A neuropsicologia é a ciência que objetiva o estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano (LURIA, 1981).
Somente em 2023, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconheceu a neuropsicologia como especialidade da psicologia pela resolução nº002/2004.
A avaliação neuropsicológica pode ser realizada durante momentos de crise vividos pelo paciente.

Essa pergunta também está no material:

N1 Neuropsicologia_ Neuropsicologia - 3028AN
6 pág.

Neuropsicologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas, podemos verificar que: I - A afirmação é correta. A neuropsicologia é de fato a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. II - A afirmação está incorreta. As funções executivas não se limitam apenas à capacidade de raciocínio, mas também envolvem habilidades como planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, entre outras. III - A afirmação é correta. A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em diferentes momentos, inclusive durante crises vividas pelo paciente. IV - A afirmação está incorreta. A neuropsicologia é justamente a análise sistemática das alterações de comportamento decorrentes de lesões, doenças e malformações cerebrais. V - A afirmação está incorreta. O reconhecimento da neuropsicologia como especialidade da psicologia ocorreu em 2004, por meio da resolução nº 002/2004 do Conselho Federal de Psicologia. Portanto, as afirmações corretas são: I e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais