Buscar

Em relação ao assistente no direito comparado, analise as afirmativas a seguir.   I.             Em Portugal, o novel Código de Processo Penal esta...

Em relação ao assistente no direito comparado, analise as afirmativas a seguir.

 

I.             Em Portugal, o novel Código de Processo Penal estabelece uma ampla gama de funções ao assistente do Ministério Público, diferenciando-o da parte civil, que interfere, segundo o art. 74 daquele Caderno processual, tão somente para sustentar e buscar provas para o pedido de indenização civil.

II.            Os assistentes, com previsão legal no art. 69, possuem “a posição de colaborador do Ministério Público, a cuja atividade subordinam a sua intervenção no processo, salvas as exceções da lei”. Auxiliam, portanto, no exercício da pretensão punitiva (Santos, 1998, p. 158).

III.          No México a situação do assistente é um tanto quanto diversa. Nesse país, a vítima não é parte no processo, nem tem autonomia, prevalecendo, portanto, o monopólio da ação penal pelo Estado.


Estão corretas as afirmativas:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Em Portugal, o novo Código de Processo Penal estabelece uma ampla gama de funções ao assistente do Ministério Público, diferenciando-o da parte civil, que interfere, segundo o art. 74 daquele Caderno processual, tão somente para sustentar e buscar provas para o pedido de indenização civil. II. Os assistentes, com previsão legal no art. 69, possuem "a posição de colaborador do Ministério Público, a cuja atividade subordinam a sua intervenção no processo, salvas as exceções da lei". Auxiliam, portanto, no exercício da pretensão punitiva (Santos, 1998, p. 158). III. No México, a situação do assistente é um tanto quanto diversa. Nesse país, a vítima não é parte no processo, nem tem autonomia, prevalecendo, portanto, o monopólio da ação penal pelo Estado. As afirmativas corretas são a I e a II.

0
Dislike1
User badge image

nascimento

as tres estao certas, CORRIGIDO PELO GABARITO OFICIAL.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais