Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
No que melhor representa a ideia de Eurocentrismo, assinale a alternativa CORRETA:


a) “Mas para que isso aconteça é necessário que haja uma mobilidade de todos os agentes africanos dentro e fora do continente” (SEIDI, 2016, p.36).
b) “Nas florestas pluviais, nos cerrados, nas savanas, nas estepes secas e nas estepes úmidas, no litoral e nos planaltos, nas depressões e nas montanhas, no Sudd e no Sael, o homem transformou a paisagem. Desbastou florestas ou nelas abriu grandes clareiras; ampliou savanas com as queimadas; impôs suas plantações, suas hortas, seus pomares, por toda parte; cultivou espécies vindas de outros continentes, a multiplicar bananais, bosques de mangueiras, matas de cajueiros, roças de cacau, mandiocais e renques de milho; alterou a superfície das terras em que vivia, para em montes postiços enterrar os seus mortos, proteger-se das enchentes, fazer seus plantios, erguer suas casas” (SILVA, 2011, p.36-37)
c) “O branco quer o mundo; ele o quer só para si. Ele se considera o senhor predestinado deste mundo. Ele o submete, estabelece-se entre ele e o mundo uma relação de apropriação” (FANON apud SEIDI, 2016, p.28).
d) “[...] tipo de pensamento, prática e perspectiva que percebe os africanos como sujeitos e agentes de fenômenos atuando sobre sua própria imagem cultural e de acordo com seus próprios interesses humanos “(ASANTE apud ARAUJO, 2018, p.59).
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que melhor representa a ideia de Eurocentrismo é a letra c) “O branco quer o mundo; ele o quer só para si. Ele se considera o senhor predestinado deste mundo. Ele o submete, estabelece-se entre ele e o mundo uma relação de apropriação” (FANON apud SEIDI, 2016, p.28).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que faz referência a citação a cima, assinale a alternativa CORRETA:


A Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
B Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (PCN+).
C Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
D Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana te como princípios para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:

Reparar: efetuar recuperação em; retratar-se; fazer correção em
Valorizar: dar devida importância; reconhecer o valor
Reconhecer: admitir ou certificar como verdadeiro; admitir como legítimo
A V – V – V.
B F – V – V.
C F – F – V.
D V – F – F.

Em relação as possíveis divisões geográficas que o continente africano possui, analise as seguintes afirmativas:

I- Divisão regional geográfica: África do Norte, África Austral, África Oriental, África Ocidental e África Central.
II- África do Norte e África Subsaariana.
III- África Setentrional, Ocidental, Central, Oriental e Meridional.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Foi a partir de um movimento complexo e permanente de migração que o gênero Homo e suas respectivas evoluções povoaram outros continentes.
Ocorreu no continente africano os primórdios de organizações estruturais e burocráticas de estados.
A F – F – V.
B V – F – F.
C V – V – V.
D F – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina