Buscar

Legislação Principais contribuições Declaração de Genebra (1924) Preocupação em assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes. Tinha cinco...

Legislação Principais contribuições

Declaração de Genebra (1924)

Preocupação em assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes. Tinha cinco princípios, que asseguravam o desenvolvimento normal da criança, a segurança, a alimentação, a saúde e a proteção.

Declaração dos Direitos da Criança (1959)

Declaração dos direitos das crianças relacionados a proteção para desenvolvimento físico e mental e social; proteção contra abandono e exploração no trabalho; direito a ter um nome e uma nacionalidade, alimentação, moradia, assistência médica, amor e compreensão, educação gratuita e lazer; direito de ser socorrido em primeiro lugar em casos de catástrofes; igualdade sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

Convenção Internacional sobre Direitos da Criança (1989)

Teve como princípios estabelecer o direito à vida, à liberdade, assim como as obrigações dos pais, do Estado e da sociedade com relação à proteção das crianças e à formulação de políticas públicas e educacionais.

Constituição Federal brasileira (1988)

Primeira constituição brasileira que reconheceu o direito das crianças pequenas de receberem educação em creches e pré-escolas.

Quadro 1. Relação de principais marcos históricos e legislativos que buscaram garantir à criança os seus direitos e a sua prioridade absoluta


Essa pergunta também está no material:

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTEIS DA INFANCIA
23 pág.

Pedagogia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais marcos históricos e legislativos relacionados aos direitos das crianças são: 1. Declaração de Genebra (1924): Preocupação em assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes, com princípios que garantiam o desenvolvimento normal da criança, segurança, alimentação, saúde e proteção. 2. Declaração dos Direitos da Criança (1959): Estabeleceu os direitos das crianças relacionados à proteção para o desenvolvimento físico, mental e social, proteção contra abandono e exploração no trabalho, direito a ter um nome e uma nacionalidade, alimentação, moradia, assistência médica, amor e compreensão, educação gratuita e lazer, além do direito de ser socorrido em primeiro lugar em casos de catástrofes e igualdade sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. 3. Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989): Estabeleceu o direito à vida, à liberdade, assim como as obrigações dos pais, do Estado e da sociedade com relação à proteção das crianças e à formulação de políticas públicas e educacionais. 4. Constituição Federal brasileira (1988): Reconheceu o direito das crianças pequenas de receberem educação em creches e pré-escolas, sendo a primeira constituição brasileira a garantir esse direito. Esses são alguns dos principais marcos históricos e legislativos que buscaram garantir os direitos das crianças e sua prioridade absoluta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais