Buscar

Grande parte dos combustíveis, tais como o gás de cozinha, a gasolina e o óleo diesel, é constituída por alcanos. Alcenos têm a capacidade de forma...

Grande parte dos combustíveis, tais como o gás de cozinha, a gasolina e o óleo diesel, é constituída por alcanos. Alcenos têm a capacidade de formar líquidos oleosos na presença de halogênios. Os alcinos foram usados como combustível para iluminação durante muito tempo. Considerando as propriedades físicas dos alcanos, dos alcenos e dos alcinos, qual é a ordem crescente de temperatura de ebulição e fusão dessas classes de substâncias orgânicas?


A. Etileno, etino e metano; Os alcanos apresentam menor temperatura de ebulição e fusão; em seguida estão os alcenos e os alcinos, respectivamente.
B. Metano, etileno e etino; A presença de ligações duplas ou triplas aumenta as forças intermoleculares. Quanto menor a força intermolecular, menores as temperaturas de fusão e ebulição de um composto. Em ordem crescente, temos alcanos, alcenos e alcinos.
C. Etino, eteno e metano; Essa sequência apresenta as menores temperaturas de fusão e ebulição, em ordem decrescente.

Essa pergunta também está no material:

PROPRIEDADES DOS ALCANOS E ALCENOS pre teste
4 pág.

Química Orgânica I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais