Buscar

A automação industrial envolve o conhecimento de múltiplas áreas, mas principalmente daquelas relacionadas à transformação de energia e forças, em ...

A automação industrial envolve o conhecimento de múltiplas áreas, mas principalmente daquelas relacionadas à transformação de energia e forças, em especial entre elementos elétricos, pneumáticos e hidráulicos. Assim, parte essencial de um projeto de automação é saber determinar a força, a velocidade, o peso, as dimensões e outras características que possam envolver o processo a ser controlado. A partir dessas informações, é possível determinar o sistema de atuação mais adequado entre os três anteriormente citados.

Imagine, agora, que você esteja elaborando a automação de uma linha de produção de automóveis. Em determinada parte do processo, duas peças pesadas de metal, mas com mesmas dimensões e formatos, deverão ser furadas em padrões diferentes para serem fixadas a partes diferentes do chassi antes de seguirem para a montagem.

No entanto, para aumentar o ritmo de produção, são implementadas duas linhas para a etapa de furação, evitando que a máquina precise fazer mudanças de parametrização. Como todo o processo anterior não requer essa duplicidade, optou-se, para reduzir o custo e o tamanho da planta, por utilizar um pistão para direcionar as peças de maneira alternada para cada uma das esteiras que levarão a respectiva furação.

Para tanto, as peças que serão movidas deverão ser deslocadas em 4 segundos a uma distância de 100mm. Sabe-se que a força necessária para o movimento é de 20kN.

Com base nas informações apresentadas, responda:

a) Você é capaz de determinar a pressão e a vazão de fluido necessárias para um pistão com diâmetro de 200mm e velocidade 25mm/s realizar essa tarefa?


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, com base nas informações apresentadas, é possível determinar a pressão e a vazão de fluido necessárias para o pistão realizar a tarefa. Para determinar a pressão, utilizamos a fórmula: Pressão = Força / Área Sabemos que a força necessária para o movimento é de 20 kN (20.000 N) e o diâmetro do pistão é de 200 mm (0,2 m). Portanto, podemos calcular a área: Área = π * (raio)^2 Área = π * (0,1 m)^2 Área = 0,0314 m^2 Agora, podemos calcular a pressão: Pressão = 20.000 N / 0,0314 m^2 Pressão ≈ 636.942,68 Pa (ou N/m^2) Para determinar a vazão de fluido, utilizamos a fórmula: Vazão = Velocidade * Área Sabemos que a velocidade é de 25 mm/s (0,025 m/s) e a área é de 0,0314 m^2. Portanto, podemos calcular a vazão: Vazão = 0,025 m/s * 0,0314 m^2 Vazão ≈ 0,000785 m^3/s (ou L/s) Portanto, para o pistão com diâmetro de 200 mm e velocidade de 25 mm/s realizar essa tarefa, é necessário uma pressão de aproximadamente 636.942,68 Pa e uma vazão de aproximadamente 0,000785 m^3/s.

0
Dislike0
User badge image

SARA APARECIDA DE OLIVEIRA

B) Que tipo de solução será mais adequada: um pistão pneumático ou hidráulico?



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais