Buscar

1. Considerando as legislações que garantem o direito das pessoas com necessidades especiais e legitimam o Atendimento Educacional Especializado, d...

1. Considerando as legislações que garantem o direito das pessoas com necessidades especiais e legitimam o Atendimento Educacional Especializado, de que forma a escola, como cumpridora de suas funções sociais, deve se planejar para orientar e combater as práticas de discriminação?


A. Estimular a realização de atividades curriculares multifuncionais relacionadas à diversidade e estabelecer ações passivas frente às discussões sobre inclusão, visto que tais assuntos são de ordem particular, não se estendendo ao âmbito coletivo. Cada um possui suas opiniões e entrelaçá-las iria fazer emergir um conflito generalizado.
B. Desenvolver espaços e atividades curriculares que apresentem discussões, mesmo que estas discussões sejam controversas, para demonstrar a pertinência e a necessidade de problematizar as questões que envolvem a diversidade em sua totalidade, incluindo a educação especial e os direitos das pessoas com deficiência.
C. Em sua função formadora de opiniões e condutas, a escola deve se resguardar ao direito de abordar, de maneira superficial, as temáticas de inclusão, bem como reforçar um olhar único e singular sobre a diversidade. É preciso retornar à uniformidade e homogeneidade no processo educacional.
D. Encaminhar as discussões sobre estes temas para outros/as profissionais de outras áreas, para que estes/as tenham a função de orientar as crianças e jovens, juntamente com suas famílias. É necessário que a escola diminua sua responsabilidade quanto às questões das deficiências e, para isso, deve restringir seu currículo, não se estendendo às culturas das minorias.
E. Para a escola, não é preciso uma ação que implique a discussão de questões sociais, éticas e morais. As relações entre liberdade, autonomia e respeito às diferenças já estão presentes no trabalho educativo e, principalmente, naqueles que tratam do Atendimento Educacional Especializado. A compreensão da Educação Especial já está no ser humano e, portanto, não necessita ser entendida.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios AEE
13 pág.

Pedagogia Instituto Brasiliense de Direito PúblicoInstituto Brasiliense de Direito Público

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Desenvolver espaços e atividades curriculares que apresentem discussões, mesmo que estas discussões sejam controversas, para demonstrar a pertinência e a necessidade de problematizar as questões que envolvem a diversidade em sua totalidade, incluindo a educação especial e os direitos das pessoas com deficiência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais