Buscar

A abordagem comportamental sobre liderança apresentou uma nova teoria em que a liderança estaria associada ao comportamento do líder...?

A abordagem comportamental sobre liderança apresentou uma nova teoria em que a liderança estaria associada ao comportamento do líder. Através do comportamento do líder, era possível identificar o seu estilo e, consequentemente, o clima organizacional, a motivação e os resultados. De acordo com Chiavenato (2010), a abordagem comportamental permitiu identificar três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Descreva três características de cada um destes estilos de liderança.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou descrever três características de cada um dos estilos de liderança mencionados: 1. Liderança autocrática: - Centralização do poder: o líder toma todas as decisões e impõe suas ideias sem considerar a opinião dos membros da equipe. - Pouca participação dos liderados: os subordinados têm pouca ou nenhuma autonomia para tomar decisões ou contribuir com ideias. - Comunicação unidirecional: a comunicação ocorre de cima para baixo, com o líder transmitindo ordens e instruções. 2. Liderança liberal: - Delegação de autoridade: o líder permite que os membros da equipe tomem suas próprias decisões e tenham autonomia em suas atividades. - Pouca interferência do líder: o líder dá liberdade para que os liderados realizem suas tarefas sem muita supervisão ou orientação. - Comunicação aberta: há uma comunicação mais livre e aberta entre o líder e os liderados, permitindo a troca de ideias e opiniões. 3. Liderança democrática: - Participação dos liderados: o líder incentiva a participação ativa dos membros da equipe, ouvindo suas opiniões e considerando suas ideias. - Tomada de decisão compartilhada: as decisões são tomadas de forma conjunta, levando em consideração as contribuições e sugestões dos liderados. - Comunicação bidirecional: há uma comunicação aberta e constante entre o líder e os liderados, permitindo o diálogo e a troca de informações. Essas são apenas algumas características de cada estilo de liderança, e é importante ressaltar que um líder pode adotar diferentes estilos em diferentes situações, buscando adaptar-se às necessidades da equipe e da organização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais