Buscar

A abordagem comportamental sobre liderança apresentou uma nova teoria em que a liderança estaria associada ao comportamento do líder. Através do co...

A abordagem comportamental sobre liderança apresentou uma nova teoria em que a liderança estaria associada ao comportamento do líder. Através do comportamento do líder, era possível identificar o seu estilo e, consequentemente, o clima organizacional, a motivação e os resultados. De acordo com Chiavenato (2010), a abordagem comportamental permitiu identificar três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. 

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.Descreva três características de cada um destes estilos de liderança.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Aqui estão três características de cada um dos estilos de liderança mencionados: 1. Liderança autocrática: - Centralização do poder e tomada de decisões unilaterais pelo líder. - Pouca participação dos membros da equipe na tomada de decisões. - Comunicação unidirecional, onde o líder dá ordens e espera obediência. 2. Liderança liberal: - Delegação de autoridade e autonomia para os membros da equipe. - Pouca interferência do líder nas atividades e decisões da equipe. - Comunicação aberta e livre, com poucas restrições. 3. Liderança democrática: - Participação ativa dos membros da equipe na tomada de decisões. - Compartilhamento de responsabilidades e poder entre o líder e a equipe. - Comunicação bidirecional, onde há troca de ideias e opiniões entre o líder e os membros da equipe. Lembrando que essas são apenas algumas características gerais de cada estilo de liderança e que na prática, um líder pode adotar diferentes abordagens dependendo da situação e do contexto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais