Buscar

Segundo Forbellone (2005, p. 1), “lógica é a “arte de bem pensar”, que é a “ciência das formas do pensamento”. Visto que a forma mais complexa do p...

Segundo Forbellone (2005, p. 1), “lógica é a “arte de bem pensar”, que é a “ciência das formas do pensamento”. Visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a lógica estuda a “correção do raciocínio”. Tomando por base duas premissas, podemos chegar a uma conclusão, em um processo que é chamado inferência. Analise a seguinte inferência: I. Todos os softwares são desenvolvidos por programadores. II. Microsoft Excel é um software. III. Microsoft Excel foi desenvolvido por programadores. O raciocínio lógico utilizado na inferência apresentada é chamado:


a) Indução.
b) Falácia.
c) Silogismo.
d) Dedução. O argumento apresentado é dedutivo, pois parte de uma informação mais geral sobre todos os softwares e chega a uma verdade referente a um software particular.
e) Método científico.

Essa pergunta também está no material:

3-Lógica Computacional`prova e exerccicios
93 pág.

Introdução à Lógica Computacional Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O raciocínio lógico utilizado na inferência apresentada é chamado de "dedução". Isso ocorre porque parte de duas premissas (todos os softwares são desenvolvidos por programadores e o Microsoft Excel é um software) e chega a uma conclusão lógica (o Microsoft Excel foi desenvolvido por programadores) com base nessas premissas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais