Buscar

A partir dos seus conhecimentos sobre análise química, avalie as sentenças a seguir: I- Análise química clássica envolve o uso de propriedades fí...

A partir dos seus conhecimentos sobre análise química, avalie as sentenças a seguir:


I- Análise química clássica envolve o uso de propriedades físicas dos analitos e equipamentos sofisticados.
II- Análise química qualitativa busca conhecer somente a presença ou ausência de um determinado analito, sem se preocupar com a quantidade presente.
III- Análise química instrumental envolve o uso de reações químicas, onde através de resultados visuais, o analista consegue prever a quantia de analito na amostra.
IV- A análise de cátions envolve a separação do cátion através do uso de precipitação, com posterior análise para a identificação do cátion.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito QUÍMICA ANALÍTICA
14 pág.

Química Analítica Qualitativa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos avaliar cada uma das sentenças: I- Análise química clássica envolve o uso de propriedades físicas dos analitos e equipamentos sofisticados. Essa sentença está incorreta. A análise química clássica envolve o uso de métodos tradicionais, como titulação, gravimetria e volumetria, que se baseiam em reações químicas e não apenas em propriedades físicas dos analitos. II- Análise química qualitativa busca conhecer somente a presença ou ausência de um determinado analito, sem se preocupar com a quantidade presente. Essa sentença está correta. A análise química qualitativa tem como objetivo identificar a presença ou ausência de determinados componentes químicos em uma amostra, sem se preocupar com a quantidade presente. III- Análise química instrumental envolve o uso de reações químicas, onde através de resultados visuais, o analista consegue prever a quantia de analito na amostra. Essa sentença está incorreta. A análise química instrumental envolve o uso de técnicas e equipamentos avançados, como espectrofotometria, cromatografia e espectrometria de massa, para realizar análises quantitativas e qualitativas de substâncias químicas. IV- A análise de cátions envolve a separação do cátion através do uso de precipitação, com posterior análise para a identificação do cátion. Essa sentença está correta. A análise de cátions envolve a separação dos cátions presentes em uma amostra através de reações de precipitação, seguida da identificação dos cátions por meio de testes específicos. Espero ter ajudado a avaliar as sentenças sobre análise química!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais