Criança de 5 anos é trazida ao pediatra com queixa de diarreia, dor abdominal periumbilical, distensão abdominal, náuseas e vômitos matinais ocasionais há mais de 1 mês. Nega febre, sangue e muco nas fezes. O médico que a atende suspeita de Giardíase.
Analise a alternativa que contém o padrão da diarreia associada ao quadro acima.
a) Secretório. b) Inflamatório. c) Crônico. d) Osmótico.
Mulher, 28 anos, deu entrada no pronto socorro com dor intensa de início súbito persistente na região epigástrica erradiando para o dorso. Apresentou-se descorada, relatando episódios de vômito e febre. Na anamnese, a paciente relatou que recentemente recebera um diagnóstico de litíase biliar. Dosagens enzimáticas mostraram amilase três vezes mais aumentada que os valores de referência.
Baseado no caso acima, qual é a hipótese diagnóstica?
a) Virose. b) Infecção bacteriana. c) Hepatite aguda. d) Pancreatite aguda.
Sobre os princípios do tratamento da doença do paciente, analise as assertivas abaixo:
I. Os antagonistas H2 são fármacos com a melhor eficácia para tratar a doença do paciente. II. Os inibidores da bomba H+ devem ser administrados com alimentos para aumentar a sua biodisponibilidade. III. Os antiácidos neutralizam o HCl por meio de sua reação com o ácido, formando água e sais. IV. Os inibidores da bomba H+ irão bloquear a produção de HCl pela célula parietal, independente do estímulo recebido pela célula. (alternativa A) I e II. (alternativa B) III e IV. (alternativa C) II e IV. (alternativa D) I e III.
G. V., sexo feminino, 58 anos, hipertensa, tabagista, com história de diabetes melito tipo 2 há oito anos, é encaminhada para internação. Refere microalbuminúria há cinco anos. Os exames laboratoriais indicaram: creatinina sérica de 1,7 mg/dL, proteinúria de 2.800 mg/g de creatinina, TFG CKD-EPI: 33,6 mL/min/1,73m2; colesterol total de 365 mg/dL, LDL-c de 150 mg/dL e HbA1c de 7,8%. A pressão arterial é de 175/90 mmHg.
Sobre o caso acima, julgue as alternativas a seguir:
I. A redução na TFG está associada a complicações micro e macrovasculares, incluindo o desenvolvimento (alternativa A) (alternativa B) (alternativa C) (alternativa D)
É correto o que se afirma em
I. O paciente apresenta infecção aguda pelo vírus da hepatite B, fase ictérica. II. HBeAg positivo nesse paciente indica replicação viral do vírus da hepatite B. III. Há forte indício de se tratar de hepatite medicamentosa, considerando o uso recente de paracetamol. IV. O anti-HAV total positivo indica que o paciente já teve hepatite A ou foi vacinado, uma vez que há vacina disponível para esse tipo viral. (alternativa A) IV, apenas. (alternativa B) I e II, apenas. (alternativa C) I, II e IV, apenas. (alternativa D) III, apenas.