Buscar

A beta-talassemia, dependendo do número de genes comprometidos, divide-se em três grupos principais. Sobre as características desses grupos, assina...

A beta-talassemia, dependendo do número de genes comprometidos, divide-se em três grupos principais. Sobre as características desses grupos, assinale a alternativa correta:


a. A talassemia beta menor (traço talassêmico) ocorre em pacientes heterozigotos (β/ β+ ou β / β0), que geralmente são assintomáticos com anemia macrocítica leve a moderada.
b. A talassemia beta intermediária (ou anemia de Cooley) é causada por herança de 2 alelos beta da talassemia (β+/ β0 ou casos graves de β+/β+).
c. A talassemia beta maior ocorre em pacientes homozigotos (β0/ β0) ou heterozigotos compostos graves (β0/ β+) e resulta da deficiência grave de beta-globina.
d. Os pacientes portadores de talassemia beta minor apresentam icterícia e úlceras.
e. Os pacientes portadores de talassemia beta intermediária apresentam níveis mais elevados de hemoglobina fetal quando comparados com os pacientes portadores de anemia de Cooley.

Essa pergunta também está no material:

HEMATOLOGIA CLINICA unidade 1
5 pág.

Hematologia Clínica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais