Buscar

A Psicologia adquiriu status científico em 1879 com a inauguração do Laboratório de Psicologia em Leipzig, marcando o surgimento do modelo psicomét...

A Psicologia adquiriu status científico em 1879 com a inauguração do Laboratório de Psicologia em Leipzig, marcando o surgimento do modelo psicométrico. Esse modelo se consolidou com a criação da primeira escala métrica de inteligência infantil, impulsionando a psicometria e a aplicação de testes psicológicos nas escolas, classificando e separando crianças em grupos homogêneos, considerados normais e anormais. Já no início do século 20, surge o modelo clínico preventivo, com Freud e Strauss questionando as origens das diferenças pessoais e buscando oferecer assistência às crianças consideradas desajustadas. 

 

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

  1. Testes psicológicos foram utilizados para a análise da relação do indivíduo com o grupo familiar, influenciando a teoria de Sigmund Freud.
  2. A psicometria, como técnica em Psicologia escolar, pode gerar consequências negativas para o processo educacional ao reforçar desigualdades.
  3. Uma crítica ao modelo clínico preventivo é a Influência sobre as práticas educacionais e psicológicas que classificam os alunos como sendo normais ou anormais.
  4. Na mesma época das contribuições de Freud e Strauss, a Psicologia da Educação tornou-se crítica ao movimento de higiene mental.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas, temos: 1) Testes psicológicos foram utilizados para a análise da relação do indivíduo com o grupo familiar, influenciando a teoria de Sigmund Freud. - Essa afirmação está incorreta. Os testes psicológicos não foram utilizados especificamente para a análise da relação do indivíduo com o grupo familiar, e sim para avaliar aspectos da personalidade, inteligência, entre outros. 2) A psicometria, como técnica em Psicologia escolar, pode gerar consequências negativas para o processo educacional ao reforçar desigualdades. - Essa afirmação está correta. A psicometria, ao classificar e separar crianças em grupos homogêneos, pode reforçar desigualdades no processo educacional. 3) Uma crítica ao modelo clínico preventivo é a influência sobre as práticas educacionais e psicológicas que classificam os alunos como sendo normais ou anormais. - Essa afirmação está correta. O modelo clínico preventivo, ao classificar os alunos como normais ou anormais, pode influenciar as práticas educacionais e psicológicas. 4) Na mesma época das contribuições de Freud e Strauss, a Psicologia da Educação tornou-se crítica ao movimento de higiene mental. - Essa afirmação está incorreta. A Psicologia da Educação não se tornou crítica ao movimento de higiene mental na mesma época das contribuições de Freud e Strauss. Portanto, a única afirmação correta é a número 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais