Buscar

16. O equilíbrio entre a hemoglobina, Hm, o monóxido de carbono, CO(g), e o oxigênio, O2(g), pode ser representado pela equação: Hm·O2(aq) + CO(g)...

16. O equilíbrio entre a hemoglobina, Hm, o monóxido de carbono, CO(g), e o oxigênio, O2(g), pode ser representado pela equação:

Hm·O2(aq) + CO(g) ⇄ Hm·CO(aq) + O2(g),
Sendo a constante de equilíbrio, Kc, dada por:

[CO]2[Hm·O2]
-------------------
[OCO]2[Hm]

Estima-se que os pulmões de um fumante sejam expostos a uma concentração de monóxido de carbono, CO(g), igual a 2,2 x 10-6 mol/L e de oxigênio, O2(g), igual a 8,8 x 10-3 mol/L. Nesse caso, qual a razão entre a concentração de hemoglobina ligada ao monóxido de carbono, [Hm·CO], e a concentração de hemoglobina ligado ao oxigênio, [Hm·O2]?


Essa pergunta também está no material:

Lista exercícios Equilíbrio
4 pág.

Quimica Organica Avancada Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a razão entre a concentração de hemoglobina ligada ao monóxido de carbono, [Hm·CO], e a concentração de hemoglobina ligada ao oxigênio, [Hm·O2], precisamos utilizar a expressão da constante de equilíbrio, Kc. Na equação dada, temos: Hm·O2(aq) + CO(g) ⇄ Hm·CO(aq) + O2(g) A expressão da constante de equilíbrio, Kc, é dada por: Kc = [Hm·CO][O2(g)] / [Hm·O2][CO(g)] Agora, vamos substituir as concentrações fornecidas: [CO] = 2,2 x 10^-6 mol/L [O2] = 8,8 x 10^-3 mol/L Assumindo que as concentrações de [Hm·CO] e [Hm·O2] sejam desconhecidas, podemos representá-las como x. Portanto, a razão entre [Hm·CO] e [Hm·O2] é dada por: [Hm·CO] / [Hm·O2] = x / x = 1 Portanto, a razão entre a concentração de hemoglobina ligada ao monóxido de carbono e a concentração de hemoglobina ligada ao oxigênio é igual a 1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais