Buscar

Devido à sua formação natural, a madeira apresenta uma grande quantidade de defeitos. Essas irregularidades alteram seu desempenho e podem prejudic...

Devido à sua formação natural, a madeira apresenta uma grande quantidade de defeitos. Essas irregularidades alteram seu desempenho e podem prejudicar sua resistência ou durabilidade, como suas peças virem a apresentar nós, imperfeições de onde se originaram os galhos e nos locais onde isso ocorre suas fibras sofrem um desvio de direção e também podem surgir fissuras, aberturas em razão da secagem. O encurvamento do tronco durante seu crescimento alterna o alinhamento das fibras, podendo influenciar na resistência, além de inúmeras outras deformidades, por exemplo: abaulamento, arqueadura, etc.

Para que possamos fazer um bom aproveitamento, tanto estético, quanto sustentável, do material, devemos conhecer os tipos de madeiras de construção disponíveis no mercado e saber que elas são classificadas em duas categorias: maciças e industrializadas. Essas duas categorias possuem subdivisões:

• Madeiras maciças:

- Bruta ou roliça.

- Falquejada.

- Serrada.

• Madeiras industrializadas:

- Compensada.

- Laminada (ou microlaminada) e colada.

- Recomposta.

Madeira roliça

A madeira bruta ou roliça é empregada em forma de tronco. Após a década de 1960, o Brasil começou a utilizar os gêneros Pinus e Eucalyptus no seu programa de reflorestamento e até hoje eles são amplamente empregados na construção civil. Entretanto. possuem durabilidade natural que varia de baixa a moderada. Seu uso mais frequentemente ocorre em construções provisórias, conforme Figura 1.2, como escoramento, estacas, postes, moirões, colunas, etc. No caso do eucalipto, por exemplo, o cerne é impermeável ao tratamento preservativo e pode ser deteriorado por organismos xilófagos em contato com o solo, em caso de condições extremas.

As árvores quando utilizadas na forma bruta devem ser abatidas na época da seca, devido ao menor teor de umidade do tronco. Retira-se a casca, e o tronco deve secar em local arejado e protegido do sol.

Madeira falquejada

A madeira falquejada é adquirida de troncos por corte com machado. Se o tronco possuir dimensões grandes, pode-se obter seções de até 30 cm x 30 cm ou até mesmo 60 cm x 60 cm. Ocorrem algumas perdas do tronco no corte das partes laterais da peça. Geralmente, é mais utilizada em estacas, cortinas cravadas, pontes, etc.

Madeira serrada

A madeira serrada preferencialmente deve ser abatida ao atingir a maturidade, isto é, quando o cerne ocupa a maior percentagem do tronco, e então ela será de melhor qualidade. Esse tempo varia conforme a espécie, podendo chegar a cem anos, e seu comprimento final é determinado durante o abate.

O corte do tronco em peças deve ocorrer o mais rápido possível após a árvore ser cortada, para que não ocorra defeitos devido à secagem da madeira. Os troncos são cortados em serras especiais, de fita contínua, nas espessuras desejadas em lâminas paralelas. Tais espessuras procuram obedecer, em geral, às dimensões padronizadas para o comércio (Figura 1.3).


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A madeira apresenta uma grande quantidade de defeitos devido à sua formação natural. Essas irregularidades podem prejudicar sua resistência e durabilidade, como a presença de nós, imperfeições de onde se originaram os galhos e desvio de direção das fibras. Além disso, podem surgir fissuras e aberturas devido à secagem. O encurvamento do tronco durante o crescimento também pode influenciar na resistência da madeira. Para aproveitar melhor esse material, tanto esteticamente quanto de forma sustentável, é importante conhecer os tipos de madeiras de construção disponíveis no mercado. Elas são classificadas em duas categorias: maciças e industrializadas. As madeiras maciças podem ser brutas ou roliças, falquejadas ou serradas. Já as madeiras industrializadas incluem a compensada, laminada (ou microlaminada) e colada, e recomposta. A madeira bruta ou roliça é utilizada em forma de tronco e é comumente empregada em construções provisórias. A madeira falquejada é obtida por corte com machado e é utilizada em estacas, cortinas cravadas, pontes, entre outros. A madeira serrada é obtida a partir do corte do tronco em peças e deve ser feito o mais rápido possível após o abate da árvore para evitar defeitos devido à secagem.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina