As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, analise a sentenças a seguir: I- O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social. II- Os essencialistas acreditam que há um núcleo comum de conhecimento que precisa ser transmitido aos alunos de forma sistemática e disciplinada. III- Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade. IV- As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas, aos alunos devem ser ensinados o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta. B Somente a sentença II está correta. C As sentenças II e IV estão corretas. D As sentenças I e III estão corretas.
Sobre os principais objetivos da educação ateniense, analise as sentenças a seguir: I- Preparar os homens para serem bons cidadãos era o principal objetivo da educação ateniense. II- A escola ateniense baseava-se em uma formação militar disciplinadora. III- A escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental. IV- A escola ateniense preocupava-se em preparar o cidadão para seus futuros deveres de combatente. Assinale a alternativa CORRETA:
A. Somente a sentença IV está correta. B. As sentenças II e IV estão corretas. C. Somente a sentença II está correta. D. As sentenças I e III estão corretas.
Sobre o ensino técnico no Brasil, analise as sentenças a seguir: I- O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos. II- O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país. III- As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -, que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET). IV- Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais. Assinale a alternativa CORRETA:
A. As sentenças II, III e IV estão corretas. B. Somente a sentença II está correta. C. As sentenças I e III estão corretas. D. As sentenças I, II e IV estão corretas.
Sobre as estratégias utilizadas pelos jesuítas na conversão dos nativos ao cristianismo, assinale a alternativa CORRETA:
A. Os padres procuravam efetuar a segregação entre os filhos dos colonos e os filhos dos indígenas. B. Eles tentavam conquistar a confiança do