Buscar

Existem dois tipos de formalidades a serem observadas na elaboração dos livros contábeis obrigatórios. Essas formalidades são definidas pela ITG 20...

Existem dois tipos de formalidades a serem observadas na elaboração dos livros contábeis obrigatórios. Essas formalidades são definidas pela ITG 2000 (R1) e podem ser classificadas em formalidades extrínsecas, a serem observadas antes de o livro ser escriturado, e formalidades intrínsecas, ou seja, aquelas que se referem ao próprio conteúdo da escrituração. Quanto às formalidades dos livros Diário e Razão podemos afirmar que

os livros em forma digital devem ser assinados manualmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado.

a escrituração deverá ser completa, em idioma e moeda corrente de preferência da empresa, sem linhas em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou folhas em branco.

em relação à autenticação dos livros, podemos considerar como obrigatória a autenticação do Livro Razão e facultativa a do Livro Diário.

em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro.

as pessoas jurídicas que apresentem a Escrituração Contábil digital (ECD) por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), também deverão submeter os livros digitais para autenticação na junta comercial do estado.


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a ITG 2000 (R1), as formalidades dos livros Diário e Razão podem ser classificadas em formalidades extrínsecas, a serem observadas antes de o livro ser escriturado, e formalidades intrínsecas, ou seja, aquelas que se referem ao próprio conteúdo da escrituração. Quanto às formalidades dos livros Diário e Razão, podemos afirmar que a escrituração deverá ser completa, em idioma e moeda corrente de preferência da empresa, sem linhas em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou folhas em branco. Além disso, em relação à autenticação dos livros, podemos considerar como obrigatória a autenticação do Livro Diário e do Livro Razão. As pessoas jurídicas que apresentem a Escrituração Contábil Digital (ECD) por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), também deverão submeter os livros digitais para autenticação na junta comercial do estado.

0
Dislike1
User badge image

Agna Vaz

em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro.

0
Dislike1
User badge image

Julio Diverio

os livros em forma digital devem ser assinados manualmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado.


0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais